quarta-feira, 15 de março de 2023

The Reader - Um Drama Inquietante

Há uns dias vi, na Netflix, o filme "O Leitor", de 2008, realizado pelo produtor britânico Stephen Daldry. Esta história de amor entre um adolescente e uma desconhecida com o dobro da sua idade acontece no pós 2ª Guerra Mundial, na Alemanha.

Michael Berg é um adolescente que está doente e é ajudado por uma misteriosa desconhecida que trabalha como revisora nos comboios. Depois de recuperar da escarlatina, Michael vai à procura de Hanna para lhe agradecer. Depois do primeiro seguem-se o segundo e o terceiro encontros. Uma paixão "proibida" cresce entre os dois e rapidamente resvala para uma relação carnal lasciva.

O adolescente descobre que a bela, sensual e autoritária Hanna gosta que leiam para ela e esta deixa-se cativar à medida que Michael lhe lê "A Odisseia", "Huck Finn" e "A Dama do Cachorrinho". Apesar da relação intensa entre eles, um dia Hanna desaparece misteriosamente e Michael fica confuso e de coração partido. 

Oito anos depois, Michael é um estudante de Direito que observa julgamentos de alguns nazis. Qual não é o seu espanto quando vê Hanna sentada no banco dos réus. À medida que o passado de Hanna é revelado, Michael desvenda um grande segredo que irá ter impacto na vida de ambos. E que segredo é esse? Hanna era analfabeta, tendo ocultado isso toda a vida. Passou a integrar a Seção de Segurança (SS) na Alemanha nazi, após ter sido promovida num emprego anterior, o que lhe obrigou a revelar seu segredo. 

Michael revela a um professor que possui uma informação relevante, favorável a uma das rés, mas não sabe se faz a revelação, já que a própria acusada havia optado por escondê-la.

Hanna é condenada à prisão perpétua pelos crimes de guerra cometidos. A vida de Michael continua; este casa-se, tem uma filha e divorcia-se. Ao rever os seus livros e notas de aula dos tempos do seu caso com Hanna, resolve gravar os textos em fitas cassete e envia as fitas e um gravador à ex-amada. Com o tempo, ela aprende a ler e a escrever, e passa a enviar cartas a Michael. 

Este nunca responde às cartas, mas continua a enviar cassetes. Em 1988, uma funcionária da penitenciária (Linda Basset) telefona para Michael e pede sua ajuda: Hanna tivera um atenuar na sua pena e seria libertada, mas sua transição para uma vida em sociedade poderia ser problemática. Michael encontra uma casa e um emprego para ela, e finalmente visita-a. No entanto, na noite anterior ao dia de liberdade, Hanna  suicida-se e deixa uma carta e uma lata com algum dinheiro a Michael. 

Este filme é, na minha opinião, incrivelmente avassalador. Faz- nos refletir sobre assuntos tão importantes na vida como a Ética e o Amor, o Certo e o Errado, os limites sobre o que é ou não Aceitável. Envolvi-me e emocionei-me com esta história forte, repleta de conteúdo e de reflexões. Um Amor Proibido, um Misterioso Desaparecimento e, no fim de tudo, uma Morte (in)esperada que constituem os elementos perfeitos de uma história arrebatadora. Um filme a não perder, sem sombra de dúvida. 

Para aguçar o apetite, fica o trailler: 

Sem comentários:

Enviar um comentário