domingo, 20 de março de 2022

A Hipócrisia do "Amo-te Para Sempre"

Amo-te. Para Sempre. "Para Sempre" mas até quando? "Para Sempre" como, se não vives "Para Sempre"? "Para Sempre" como se a/o maltratatas enquanto estão juntos? "Para Sempre" como, se quando a coisas dão para o torto o/a insultas? "Amo-te Para Sempre" como, se ele/ela é um/uma louco/louca quando a relação termina? Se essa é a pior pessoa que alguma vez conheceste? Como passas tão depressa do "Amo-te" ao "Odeio-te"? Hipocrisia? Falta de CARÁCTER? Vamos a isto.

Fonte: Pinterest
"Amo-te Muito, Fica Comigo Para Sempre" - de certeza que é isso que queres? Achas mesmo que o teu "Amor" é incondicional? No matter what? - Amigo/amiga, não há amores incondicionais, muito menos o Amor Romântico. Isso só nos filmes da Disney ou no Amor Familiar. E às vezes até o amor familiar questiono se "Será para sempre". 

Por favor, reflete antes de falar. O Amor Verdadeiro exige condições: respeito, tolerância, respeito, paciência, respeito,  entrega, respeito, amizade, respeito, reciprocidade, respeito, carinho. E não intercalei a palavra "respeito" por mero acaso. Para mim, uma relação, quer seja amorosa, quer seja de amizade, entre colegas ou família, exige RESPEITO. Portanto não me venham cá com histórias dizer que o amor é incondicional. 

O AMOR VERDADEIRO (a capslock e sem aspas) exige RESPEITO. Tem condições, sim. E estas devem ser definidas, à priori, pelos elementos envolvidos na relação. Há acordos informais e valores implícitos, que devem ser definidos pelos companheiros e que devem ser respeitados. "Companheiros", "Parceiros de Vida" são conceitos que davam para outros 500 e não é disso que falo neste texto.

O "Amor" não é Para Sempre. Não sejam hipócritas e vejam isso. Tu nunca amarás alguém PARA SEMPRE. Em primeiro lugar, porque a vida na terra é FINITA. Em segundo lugar, porque os sentimentos MUDAM. Em terceiro lugar, porque as circunstâncias da vida, os objetivos das pessoas e a própria forma de pensar altera-se. E as atitudes? Ui, essas malandras que nos fazem tomar decisões irreversíveis. 

Uma simples atitude pode estragar um relacionamento. Por vezes, não é só uma atitude, sim o conjunto da incongruência entre a palavra e a atitude. Se o que digo não corresponde ao que faço, quem penso eu que estou a enganar? Primeiramente a mim mesmo, depois à outra pessoa. "Coerência" e "constância", duas outras palavras bonitas  que fazem parte de  um relacionamento de sucesso.

Fonte: Pinterest
De pessoas que dizem que fazem, que prometem mundos e fundos está o mundo cheio. Façamos diferente e pratiquemos a coerência. Estou cansada de me iludir e exausta de ser enganada. CHEGA. Esses "sequestradores emocionais" que andam para aí a sugar a alma às pessoas, ponham a mão na consciência (se é que a têm), ganhem alguma responsabilidade afetiva e parem de dizer "Amo-te Para Sempre". Para a sanidade mental e o bem de todos. Especialmente das alminhas que ainda acreditam nessas mentiras

Não há "Amo-te Para Sempre". Pode haver um "Adoro-te". "Amo-te". "Amo-te Muito". Sim, nesse dia. Sim, nesse momento. E mesmo assim, MUITO CUIDADO. Porque um "Amo-te" hoje pode ser um "Odeio-te" amanhã. E dói. Magoa. Fere. Às vezes mais vale o Silêncio. E a Indiferença. 

Sem comentários:

Enviar um comentário