quarta-feira, 26 de março de 2014

Quiosques trazem sabores novos ao Mercado de Fusão


Caril, tikka-massala, iogurte e mango-chutney? Pizzas rústicas de massa fina? Hotdogs com nomes caninos acompanhados por cocktails? Tudo isto e muito mais encontra-se nos três novos quiosques do Mercado de Fusão, que prometem trazer sabores novos e diversificados à praça do Martim Moniz.

Assim que saímos da estação de metro do Martim Moniz deparamo-nos com uma praça ao ar livre. Há dez tendas brancas alinhadas, onde se adivinham três novos espaços que abriram no início de Fevereiro e prometem trazer sabores novos à praça. O Bolo do Caco, o Pizza na Praça e o Dogtail são as novidades do Mercado de Fusão. Além dos típicos comes e bebes há outros projectos em curso que prometem dinamizar a Mouraria e o Martim Moniz. Já há novidades para o Verão. 

O Bolo do Caco a cargo de Cláudia Saraiva, com um percurso pautado pelo trabalho em restaurantes, foi o primeiro espaço a abrir. A marca original de Oeiras, que tem um restaurante sedeado no Monte Estoril, está também agora na praça do Martim Moniz. A hamburgueria Gourmet é considerada como um prolongamento do quiosque do Botequim do Moniz, da mesma proprietária, que se localiza na praça e contém especialidades brasileiras, como o prego de picanha e a salsicha toscana em bolo do caco. 

O que distingue estes hambúrgueres dos demais é o facto de serem servidos em bolo do caco, um bolo (pão) tradicional da Madeira. O Dragon Burger (8,50 euros) com caril, tikka-massala, iogurte e mango-chutney e o Sabóia Burger (12 euros), com molho bernaise, gambas, caviar (ovas de lumpo), carne de bovino (170g) e bolo do caco de alfarroba são as novidades da hamburgueria Gourmet

O que de melhor poderá acompanhar um hambúrguer? A limonada de frutos vermelhos (2 euros) e o chá gelado de especiarias e cremolato (copo a 2 euros e jarro a 7) um género de sangria, com vinho branco de pressão com sorvete destacam-se entre as bebidas mais pedidas.  

Pizza de massa fina
Ao lado está o Pizza na Praça (que substitui a Preta) e é de Gonçalo Gaioso. O gerente tirou uma formação em pizzas e criou a própria massa. Além da pizza romana Al Taglio, que significa corte, todos os dias servem-se pizzas rústicas de massa fina. “Temos a massa romana (de massa alta) vendida à fatia e a de massa fina (napolitana) de 5 a 7 euros. As pizzas romanas são a 1,80 euros, 2,20 euros e 2,50 euros”, explica o proprietário à FUGAS. Há ainda as panzerotti (1,50 euros), as empadas de massa recheadas com salame e requeijão, legumes e mozzarella ou presunto e gorgonzola. São as pessoas que escolhem os ingredientes. Para a sobremesa há as doces, de que é exemplo a pizza de chocolate. 

Mas não é só na massa das pizzas que reside o segredo do Pizza na Praça: também os azeites aromáticos, feitos à base de frutas para as complementar, primam pela diferença: há o de malaguetas verdes e vermelhas. Para acompanhar a refeição, os cocktails italianos, como o capitello, os negroni, o vodka-tini, o dry-martini e a sangria de labrusco (que inclui o tinto, o branco e o rosé) são as bebidas ideais.

Dos cocktails aos hambúrgueres de nomes caninos

O Dog Tail localiza-se em frente ao Pizza na Praça. Pertence a Luís Domingos e a Dave Palethorpe, donos do El Cartel, com quiosque também neste espaço. Os especialistas em cocktails quiseram criar um lugar para estas bebidas, acompanhado pelo melhor snack do mundo: os hotdogs

Este é um conceito inovador que agrega sabores internacionais e portugueses. Aqui combinam-se cocktails e hotdogs, todos eles com nomes caninos. Entre os mais pedidos está o Santa’s Little Helper (4,50 euros), o nome do cão dos Simpsons, com bacon estaladiço, coleslaw (salada de repolho) e mayonnaise. Há também as chapatas (aquecidas) com frango e atum, bem como os paninis. 

Entre os mais saboreados está o Benji (5 e a 6 euros) com nutella, mel e banana e o Brian Griffin, com tomate, mozarela e presto. A acompanhar estão os cocktails múltiplos e variados. Há o Gin Garden (5 euros) de gin, limão e tónica indiana e o Sherlock Bones, com cachaça, açaí e limão. Destaca-se, ainda, o Dartacão, com arando, limão, baunilha e frutos silvestres (3,50 euros) e o Julieta, com frutos silvestres, gelado de côco e leite (4 euros). 

“Gostamos de ter uma variedade que permita satisfazer todos os nossos clientes”, afirma Luís Domingos. Há clientes portugueses e estrangeiros: “80% são portugueses e 20% são estrangeiros. No inverno é ao contrário”, daí a diversidade da oferta nacional e internacional de que dispõe. “O conceito foi totalmente pensado e criado por nós”, explica o mentor do projecto à FUGAS. Pretende-se brincar com as pessoas, com a comida e com a bebida. Além dos comes e bebes há também espaço para o lazer: existe a beer-pong, “uma mesa de ping-pong onde se joga com imperiais”, acrescenta.

Há novos projectos para o Verão

Os quiosques na praça do Martim Moniz existem desde 9 de Junho de 2012. Renovar a zona, trazer um sangue novo à praça e combater os problemas étnicos que anteriormente existiam é o objectivo principal do Mercado de Fusão. Até agora os resultados têm sido positivos. O conceito gira em torno de dez quiosques de comida do mundo. Há cores e cheiros de diversos países e continentes: da China à Argentina, do Japão ao Brasil passando por África e Bangladesh, todos são convidados a fazer uma viagem gastronómica multi-cultural.

Além dos quiosques, neste momento há alguns projectos em curso para renovar a Mouraria e o Martim Moniz e, como explica Ana Nobre, do Gabinete de Comunicação do Mercado de Fusão na praça, “quisemos fazer parte desta renovação, com o Mercado de Fusão”. 

Os primeiros sábados de cada mês dão lugar a outras actividades dinamizadas pelo Lx Market, responsável pela organização da feira das 11h às 18h. “Além da restauração, temos também a feira do Mercado de Fusão, mais direccionada para o artesanato: comercializam-se produtos vintage, em segunda mão e peças de autor”, afirma.

Já há novidades para o Verão. Ana Nobre desvenda um pouco do que se vai fazer na praça: “vai haver um open air cinema, a transmissão de todos os jogos da selecção ao ar livre e Out Jazz promovida pela concessionária Número de Ciclo por segundo (NCS)”.

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