quinta-feira, 27 de setembro de 2018

Raquel Loureiro, em Bonn: “Viver e trabalhar fora de Portugal é uma oportunidade”

Tem 28 anos, é jornalista e trabalha na Alemanha. Raquel Loureiro, natural de Pombal, decidiu aventurar-se numa experiência profissional internacional em Fevereiro do ano passado. Foi o programa de estágios internacionais, INOV Contacto, que ditou o futuro que se tem desenhado desde então em Bonn, Alemanha.


Com algum currículo em jornais e revistas nacionais, como o Correio da Manhã e a Ambitur, Raquel sempre sonhou com uma carreira internacional. Concorreu ao INOV Contacto e foi seleccionada para integrar a rádio internacional Deutsche Welle. “Trabalho na redacção Português para África da rádio internacional Deutsche Welle”, explica a jovem jornalista.

Sobre a experiência profissional na Alemanha, Raquel sente-se realizada, reconhecendo que esta é o culminar “das escolhas que fui fazendo ao longo deste percurso”. Em solo alemão foi “atrás de uma nova experiência profissional e que continua a ser, todos os dias, um desafio e uma realização pessoal”, admite.

Quando se fala em saudades, da Guia, no concelho de Pombal, sente falta dos amigos e da família, das festas, dos cafés, da tranquilidade do campo e da proximidade à praia. A jovem jornalista assume, ainda, que a gastronomia portuguesa “não é igual em nenhuma parte do mundo”. Apesar dos argumentos que a fazem querer voltar, não tem data prevista para o regresso. “A vontade existe e é grande, mas na «hora H» é difícil, diria quase «suicida», tomar a decisão de trocar o certo pelo incerto”, admite.

Na Alemanha gosta das condições de trabalho que lhe oferecem: “a mentalidade é, nesta vertente, muito diferente da portuguesa”, explica Raquel. Desta experiência internacional leva o conhecimento de outras culturas e línguas e a superação pessoal: “como tudo na vida, no início a coisa custa, porque caímos na tentação de estar sempre a comparar o "lá e o cá", o que acaba por não ser saudável. Mas, ultrapassada essa fase, a experiência é riquíssima”, destaca.

Raquel acredita que todas as pessoas deveriam sair da sua zona de conforto e de ter uma experiência de trabalho ou de estudo no estrangeiro. Na sua opinião, “ir trabalhar e viver para fora do país natal é uma oportunidade e não uma obrigação”. Considera-se não uma emigrante, mas sim uma viajante que vai e volta apesar de confessar que, a ter de escolher, regressa ao seu Portugal. AIM

O melhor por lá...
“A localização central na Europa  - que me permite viajar - e o poder deslocar-me diariamente de bicicleta para qualquer lado”, diz a jovem jornalista.

O pior por lá...
Para Raquel, “o frio e neve no inverno e a comida, demasiado condimentada” são os “senãos” na Alemanha.


O mais surpreendente por lá…
“O cumprimento, à risca, de tudo o que são regras e o respeito que [os nacionais] têm pelo meio ambiente”, considera Raquel.

Bonn
Alemanha

Fundação 3 de outubro de 1990
Habitantes 82,67 milhões (censos de 2016)
Salário mínimo:1.498,00 EUR por mês
Curiosidades
Bonn é uma cidade na Alemanha ocidental que se estende ao longo do rio Reno. É conhecida pela Beethoven-Haus, numa localização central, um memorial e museu que honra o local do nascimento do compositor. Nas proximidades, encontra-se a Catedral de Bonn, uma igreja com um claustro românico e elementos góticos, a Altes Rathaus e o Palácio Poppelsdorf, que alberga um museu mineralógico. A sul, encontra-se a Haus der Geschichte, com exposições históricas do pós-Segunda Guerra Mundial.

Sem comentários:

Enviar um comentário