domingo, 8 de janeiro de 2023

O Presente Que É Saber Dar e Receber

Oferecer um presente é mais do que dar um bem material. Começando por falar em "presentes materiais", inicio este texto dizendo que num presente oferecido está gravada a intenção de quem o dá. Antes de ser escolhido, feito ou comprado houve um pensamento prévio no destinatário que o vai receber. Houve a intenção de oferecer àquela pessoa e não a outra. Aí está a magia da intenção e aquilo que representa, mais do que o bem material em si. 

Fonte: Pinterest
Além de comprado, pode ser feito pela pessoa que o oferece. Importa sublinhar o pensamento prévio no destinário tendo em conta os seus gostos pessoais, as suas necessidades ou os seus desejos. Quem oferece pensa no destinatário e na ocasião em que o faz. Portanto, oferecer um bem material é mais do que simplesmente entregá-lo à outra pessoa; é um gesto de apreço, de reconhecimento e de carinho por aquele que o recebe. Mais do que o objeto em si, o emissor oferece um pouco da sua alma. 


Passou o Natal e tanto se falou de presentes. Tanto se falou em dar, tanto se falou em comprar, adquirir, consumir. Mas, afinal, qual foi a intenção que colocaste em cada um dos presentes que ofereceste? Será que o deste só por dar, de forma leviana e pouco refletida? Ou pensaste se aquela pessoa iria realmente gostar daquilo que lhe ofereceste? Dar por dar é fácil, dificil é acertar nos gostos ou nas necessidades das pessoas a quem oferecemos e que pensamos que conhecemos mas não conhemos assim tão bem...

E quem recebe? Será que quem recebe vê além do bem material? Será que nas entrelinhas lê a intenção de quem lhe entregou o presente? Será que reconhece, tantas vezes, o esforço não confessado do que foi encontrar o presente certo para oferecer? - Na minha humilde opinião muitas vezes vemos e avaliamos o que nos é dado só com a sensação que nos proporciona os olhos. Não apreciamos com os olhos da alma. Vemos aquilo que nos mostram os olhos físicos e agradecemos, muitas vezes, até porque "parece bem".

É preciso saber dar mas também é preciso saber receber e valorizar, mais do que o que foi oferecido, a pessoa que deu. Porque se deu assim o sentiu e esforçou-se para ir ao encontro dos seus gostos pessoais. Claro que nem sempre recebemos aquilo que desejamos ou nem sempre os presentes superam as expectativas. Mas também não é para fazer expectativas sobre presentes que são dados de livre e espontânea vontade. Haja bom-senso e mais empatia.

Quem dá oferece de alma e coração e quem recebe deve fazê-lo de coração aberto. Por detrás da ação de dar existe sempre  a intenção de ver alguém sorrir. É preciso ver além do óbvio para saber dar e receber de forma mais grata e gentil. :)

Sem comentários:

Enviar um comentário