quinta-feira, 4 de junho de 2015

Mais de uma centena de alunos em torneio de xadrez

Ao todo, participaram 127 alunos dos 136 inscritos nas seis rondas do torneio, que decorreu no sábado, 23 de Maio, à tarde. Os jogos foram arbitrados pelos professores que leccionam a actividade no âmbito do Projecto Enriquecer Sentidos (PES). A organização falou num evento “bastante positivo”.

Foram doze os vencedores no I Torneio Jovem de Xadrez de Pombal. Ao todo, participaram 127 alunos dos 136 inscritos e, depois das seis rondas de jogos, foram apurados os vencedores.Ricardo Saraiva, Eduardo Rodrigues e Rodolfo Santos foram os três vencedores do 4º ano; Francisco Pedrosa, Miguel Garcia e Miguel Neves foram os que mais se destacaram no 3º ano; Gonçalo Pereira, João Gaspar e Lucas Neves levaram os troféus destinados ao 2º ano; no 1º ano, Gonçalo Santos, Francisco Cardoso e Alexandre Bernardes subiram ao pódio.
Vencedores 1º ano

Vencedores 2º ano

Vencedores 3º ano

Vencedores 4º ano

Os jogos foram arbitrados pelos professores que leccionam, além de xadrez, inglês ou actividade física nas Actividade de Enriquecimento Curricular (AECs). “Toda a arbitragem foi feita pelos professores que deram AECs e que tiveram formação desde Outubro. Para uma primeira vez a leccionar a actividade e a ter formação, foi muito bom”, mencionou um dos responsáveis pelo PES, José Ricardo.



Além de trabalhar com a Junta de Freguesia de Pombal pretende-se que, num futuro próximo, “o xadrez possa chegar a alunos de outras freguesias”. Quanto às novidades, “estamos a preparar um kit de xadrez, um dos poucos existentes em língua portuguesa, e vamos apostar na divulgação desta actividade. O objectivo é lança-lo no início do próximo ano lectivo”, revelou José Ricardo. 

Recorde-se de que esta  iniciativa faz parte do projecto das AECs que a Junta de Freguesia de Pombal promove nas escolas da freguesia, pertencentes ao Agrupamento de Escolas de Pombal e ao Agrupamento de Escolas Gualdim Pais. Entre os parceiros que ajudaram na realização do torneio estão Jorge Barrento (xadrezista em Pombal), os Corvos do Lis, a Associação de Xadrez de Leiria, o Clube de Xadrez do ATL da Coutada, o Clube de Xadrez do Colégio Português de Aveiro, o Agrupamento de Escolas de Garcia e o Agrupamento de Escolas da Encarnação.

Sem comentários:

Enviar um comentário