segunda-feira, 21 de março de 2016

Comunidade escolar reuniu-se para falar sobre inclusão

“Incluir para o Sucesso” foi o tema que levou dezenas de pessoas ao auditório da Escola Secundária de Pombal, no final da tarde da passada terça-feira, 15 de Março. Organizada pelo Grupo de Educação Especial do Agrupamento de Escolas de Pombal, a palestra quis “sensibilizar para o reconhecimento das capacidades e das competências da pessoa com deficiência”. O balanço foi, no fim, muito positivo.

 “O objectivo é o de promover a inclusão e sossegar os pais relativamente ao futuro dos filhos. Temos casos de pais com filhos invisuais e temos meninos surdos”, explicou a coordenadora do projecto que faz parte do Plano Anual de Actividades do Agrupamento, Patrícia Lima. “Trouxemos testemunhos de pessoas com essas deficiências para mostrarmos como é possível terem um percurso académico e uma inserção favorável no mercado de trabalho”, continuou.

A Mestre Lurdes Gonçalves, com dificuldades auditivas, o Mestre João Silva, invisual e Sabina Barros, com paralisia cerebral, tiveram a oportunidade de partilhar os seus testemunhos junto da comunidade educativa. As dificuldades do dia-a-dia, a formação académica e profissional, as actividades quotidianas e as vitórias diárias foram alguns dos tópicos em discussão. A moderação do debate foi levada a cabo pela professora da Escola Superior de Educação de Coimbra, Professora Doutora Anabela Ramalho, e esteve ainda presente a intérprete de Língua Gestual Portuguesa, Ana Silva.

“Convidámos toda a comunidade escolar, nomeadamente as pessoas que lidam todos os dias com as crianças e com os jovens adultos que têm estas dificuldades”, frisou Patrícia Lima, uma das doze pessoas que integram o Grupo de Educação Especial. “Queremos mostrar que todas as pessoas conseguem ter um percurso independentemente das limitações que vão surgindo”, acrescentou. Além de querer sensibilizar para o reconhecimento das capacidades e das competências da pessoa com deficiência, os oradores quiseram mostrar como é possível a integração no mercado de trabalho, mesmo com limitações.


“Eu penso que os testemunhos reais têm mais impacto sobre as pessoas”, destacou Patrícia Lima, frisando a importância da promoção da inclusão e a divulgação deste género de acções junto da comunidade escolar e educativa. 

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