quarta-feira, 1 de junho de 2022

Cuida da Criança que Existe Dentro de Ti!

1 de junho: Dia Mundial da Criança! Dia de escrever no blogue mesmo que a criatividade não abunde. Tentemos, talvez a escrita flua à medida que vou escrevendo...

Como não poderia deixar de ser, não ia deixar passar a data em branco, até porque este é um dia que merece ser celebrado todos os dias! E porque todos temos uma criança dentro de nós (mesmo que o neguem até à morte, ela está aí!!!), hoje vou falar da criança que reside dentro de cada adulto.

As crianças são anjos enviados por Deus

Sim, todos nós temos uma criança dentro. O adulto já foi criança, mas é com base nas feridas emocionais, nos traumas, nas memórias e nas experiências de vida que constrói a sua própria realidade. É com base na consciência que tem sobre si próprio que o adulto age e interage com os outros. É com base nos padrões familiares que observa na infância que o adulto se vai formando e desenhando o próprio presente. É com base no que nos foi ensinado na infância, com a socialização primária e, mais tarde, através da socialização secundária, que o adulto forma a sua personalidade e cria o seu próprio carácter.

Ora, devemos questionar aquilo que nos é ensinado de forma (quase) inquestionável. Refletir em coisas que nos foram dadas como garantidas mas que não são verdades absolutas. Eu não acredito que existam dogmas; penso que tudo pode (e deve) ser questionável, mais ainda se falamos de educação, de valores, de crenças, de ideais. 

O amor puro e genuíno de um menino :)
Para questionar é preciso ter tempo e disposição psicológica. Desconstruir para voltar a construir é um processo complexo que precisa de uma dose bem avantajada de humildade para aceitar que não se sabe tudo. Que o que nos foi ensinado na infância não corresponde, necessariamente, àquilo que é certo. E o que é certo? O que é errado? Será tudo assim tão linear? - Don't think so. 

Colocar em causa, questionar, desconstruir é um processo demorado e doloroso. Por vezes, o choque de realidade, o despertar para coisas para as quais se estava antes adormecido abala-nos de uma forma avassaladora. Acorda para a VIDA, pá! - A vida ensina-nos com lições duras, às vezes aquelas que pensamos não ser capazes de suportar, mas caímos e reerguemo-nos. "Deus não te dá um fardo superior ao que consegues suportar" - E sabem que mais? Acredito nisto. 

Só quando se eleva a consciência e a frequência vibracional, quando os chakras estão alinhados e a mente aberta para perdoar, aceitar e deixar ir, aí sim, estás pronto para quebrar ciclos. QUEBRAR  CICLOS DE SOFRIMENTO! Isso é essencial para mudar o rumo das nossas vidas, romper com padrões familiares tóxicos e seguir no caminho da cura e da felicidade. 

As maravilhosas crianças da Escolinha Solidária
Crianças feridas em adultos instáveis, tantas há por aí. Máscaras para encobrirem sofrimentos indizíveis são inúmeras, e a dor que reside em adultos com crianças feridas dentro é inimaginável. É preciso resgatar a criança ferida que temos dentro, acolhê-la e afagá-la. É preciso abraçar o sofrimento com carinho para que se cure essa criança que reside dentro do adulto instável. 

São os adultos com crianças feridas dentro que magoam outros adultos. Todos temos traumas e ninguém é perfeito, mas lembrem-se que só quando estamos estabilizados emocionalmente, conhecemo-nos bem e somos felizes poderemos fazer os outros sentirem-se, também eles, felizes!

(a criatividade continua a não abundar, mas deixo-vos com as fotos das luminosas crianças de Moçambique <3)

Sem comentários:

Enviar um comentário