segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Portugal está a vender mais


A China comprou mais 30% de produtos portugueses em 2012, no valor recorde de 1,128 mil milhões de euros, um crescimento que vai manter-se este ano e que se deve ao aprofundamento das relações bilaterais.

Apesar do abrandamento no verão passado, o aumento das aquisições chinesas manteve-se, fazendo antever perspetivas otimistas para 2013, segundo o embaixador de Portugal em Pequim, José Soares, que sublinhou que as relações económicas entre Portugal e a China estão “no bom caminho”.

Com base nos dados recentemente divulgados pela Administração Geral das Alfândegas Chinesas, o diplomata português afirmou que as importações portuguesas da China diminuíram 10% em 2012, para 1,861 mil milhões de euros.

A China tem crescido em média quase 9% ao ano, uma percentagem superior à das tradicionais maiores economias mundiais. O seu Produto Interno Bruto (PIB) atingiu 6,12 triliões de euros, mais 7,8% do que em 2011, fazendo deste país a segunda maior economia do mundo, apenas atrás dos Estados Unidos. A economia chinesa representa atualmente cerca de 15% da economia mundial.

A abertura económica ao capital internacional permitiu que muitas multinacionais abram filiais neste país, aproveitando os baixos custos de produção, a mão-de-obra abundante e barata e um imenso mercado consumidor.

Em 2012 a economia chinesa sofreu as repercussões da crise económica mundial (iniciada em 2008), mas conseguiu manter o seu crescimento num patamar elevado, bem como os níveis de importação de matérias-primas.

Apesar do forte crescimento económico dos últimos anos gerar emprego e receitas, o país debate-se com o problema da subida da inflação.

As exportações portuguesas para a China situaram-se em 883 milhões de euros em 2011.

O que mais se exporta 

Dados divulgados no site Económico referem que a maquinaria é o sector português que mais vende para a China, o que traduz uma evolução face ao padrão tradicional de baixo valor acrescentado, assente sobretudo nos têxteis e calçado.

As exportações de carros e barcos representam 14% e os minérios e metais portugueses são outra aposta forte, e geram 11% das receitas, assim como os produtos químicos, com um valor também próximo de 11%.

Em quinto lugar, estão o vestuário e o calçado nacionais, com cerca de 10% do total. 

No que se refere aos serviços que Portugal mais vende para o exterior, o turismo e as viagens representam 11% do valor total das exportações. Seguem-se o setor dos Transportes, com 7% das exportações portuguesas, e a área da Comunicação com um peso de 2% do total. Os serviços financeiros e os de natureza pessoal, cultural e recreativos representam 0,4% cada.

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