segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Curta-Metragem alerta para Bullying



Bullying foi o tema escolhido para a Prova de Aptidão Profissional (PAP) de um aluno do 12º ano do Instituto D. João V. O projecto, que foi o culminar de três anos do curso profissional de multimédia, foi inspirado num tema "que tem estado no auge dos últimos tempos". 

Quatro jovens, uma ideia e um problema cuja urgência requer uma atenção acrescida. Foi desta forma que Filipe Martins Henriques, 19 anos, Filipe Costa Henriques, Petar Stanev, Vladyslav Huliy e Artem Bondarenko  de 18 anos, colocaram mãos à câmara e deram vida à curta-metragem sobre bullying.

"A ideia de criar um projecto relacionado com o bullying surgiu da personagem que interpretou o papel principal: o Filipe Costa", explicou o mentor do projecto, Filipe Henriques, 19 anos. "Já o conheço há uns  anos e sempre soube as dificuldades e os  desafios que ele superou em criança, enquanto vítima de bullying", continuou. Afinal, o tema, que tem estado quase diariamente presente nos noticiários e tem feito manchete nas capas de jornais, quis sensibilizar a comunidade estudantil para os abusos físicos e psicológicos que alguns adolescentes infligem aos seus pares.
 
No que se refere às filmagens, que decorreram durante alguns dias, "a curta acabou por ser feita à última hora. Foi um trabalho "à pressão" mas cujo resultado mesmo assim me agradou", afirmou o porta-voz do grupo. "A apresentação final do trabalho decorreu no dia 14 de Julho. Consegui obter 19 valores", continuou Filipe Henriques.
 
Relativamente a projectos futuros e à continuidade de um trabalho que tem vindo já a ser desenvolvido desde 2012, Filipe acredita que com "melhor material e mais tempo" vai conseguir realizar um novo projecto, já que o vídeo e a imagem são "áreas que lhe agradam bastante". Mas não se esquece dos colegas que participaram no projecto: "eles ajudaram-me bastante ao participarem no vídeo e disso nunca me vou esquecer, portanto espero que um dia tenhamos bastante sucesso".

Mas que projectos têm já em mente? "O Filipe Costa tem muito jeito para o desenho e penso que irá ingressar no superior; quanto aos restantes ainda lhes falta 1 ano para terminarem o secundário". Para já, o Filipe Henriques pretende trabalhar durante um ano e, dessa forma, "juntar algum dinheiro para ingressar no ensino superior". Mas, no fim, resta a esperança de, um dia, "puder ser considerado um bom realizador e designer".

A curta-metragem foi publicada, no passado dia 15 de Julho no website :www.powerful.pe.hu, onde pode ser visualizada.

Sem comentários:

Enviar um comentário