domingo, 2 de agosto de 2015

Escritora de palmo e meio ajuda animais de Pombal

Com apenas 10 anos, quer ser cientista e tem um espírito solidário incomparável. A autora d’ “Os contos da Raquel” apoia a instituição de apoio aos animais com uma doação de 5% das receitas do livro à Ajudanimal. Raquel Martins esteve presente no stand da instituição, durante as festas do Bodo, que decorreram de 23 a 28 de Julho na cidade de Pombal.
Foi ao longo do ano passado que Raquel Martins se aventurou, pela primeira vez, a escrever um livro. Com 33 textos e 82 páginas e editado pela Chiado Editora, a obra da aluna que está a caminho do quinto ano contém contos “inspirados em acontecimentos do dia-a-dia”, revelou a pequena autora. A forma como Raquel “tirava o medo dos fantasmas” é o aval do livro.
Além de escritora, Raquel Martins sonha em ser cientista e, assim, conciliar dois gostos aparentemente díspares. O “ideal para mim seria conciliar as duas coisas”, sublinhou. A apresentação do livro aconteceu na Biblioteca Municipal de Pombal, no passado dia 27 de Junho. Apesar de a menina não saber como surgiu, ao certo, o gosto pela escrita, sempre teve “vontade de querer saber realmente o que iria fazer. Queria escrever um texto e criar algo diferente”, desvendou.
A mãe, Cristina David, encontrou os textos da filha, ao acaso, no computador, quando se apercebeu de que estes tinham um grande valor pela utilização “de um vocabulário elaborado”. “Descobri os textos dela e gostei muito daquilo que li”, contou a mãe. Acrescentou ainda que “o avô é o poeta cá de casa” e que, apesar de “gostar mais de ler do que de escrever”, sempre incentivou a filha a fazê-lo.
Apesar de os textos “terem dado muito trabalho, valeu a pena escrevê-los”, disse a autora de palmo e meio, com um brilho de orgulho presente nos olhos. Acredita que o segredo do sucesso é a “criatividade e a imaginação” e acrescentou que “gosta de ler histórias de aventura e de ficção”.
Associar a escrita ao espírito solidário é outro dos objectivos da autora. É por isso que 5% das receitas da venda do livro revertem a favor da Ajudanimal. A autora esteve presente no stand da instituição no Bodo, entre as 19 e as 21 horas, para escrever dedicatórias.
Por agora, a pequena autora quer continuar a dar cartas no mundo da escrita e já está a trabalhar em dois outros livros, para que sejam editados a longo prazo. Quanto a esta obra, “se o número de exemplares vendidos atingir os 3.000 exemplares, a obra será traduzida para espanhol (castelhano), e editada e distribuída em Espanha através da Chiado Editorial e, também, traduzida para inglês e editada e distribuída em Inglaterra, Irlanda e E.U.A. através da Chiado Publishing”, declarou a mãe Cristina David.
Apesar de o livro ter o valor de oito euros, a obra será também publicada em e-book, com o preço de três euros e 25 cêntimos. Estará disponível, no site da Chiado Editora, na Apple iBookstore, Barnes & Noble, Sony, Kobo, Diesel ebook Store e Baker & Taylor.

Hoje, Raquel Martins está na Feira do Livro da praia da Vagueira, distrito de Aveiro, para apresentar a sua primeira e mais recente obra.

Sem comentários:

Enviar um comentário