segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Site da Paróquia de Pombal leva igreja a mais gente

Quando se fala em igreja nem sempre se pensa em novas tecnologias. Mas, desde junho, a Paróquia de São Martinho, em Pombal, está a aproveitar as potencialidades da Internet. Aproximar a religião aos fiéis e levá-la além-fronteiras são os objetivos da criação do site paroquial.



Pensado pelo padre João Paulo, procurando incluir o máximo de informação e espaço de dinamização para os vários grupos, movimentos, serviços e actividades da Paróquia, a plataforma online veio trazer uma lufada de ar fresco aos serviços prestados pela igreja.

Foi “criado e desenvolvido por David Silva, um paroquiano, de 19 anos, estudante na área da informática, que assumiu todo o trabalho criativo e colocação online”, explica o padre da paróquia ao REGIÃO DE LEIRIA. O jovem “assume todo o acompanhamento, colocação de informação e renovação de conteúdos e imagem”.

Na plataforma estão disponíveis “a informação relativa ao calendário de actividades e os avisos semanais; acesso a todos os boletins informativos semanais; todos os vídeos e apresentações passam na Igreja do Cardal; o serviço de pedidos de documentação online; e inclui também um espaço de formação, com a disponibilização de subsídios e textos vários”, afirma o padre da Paróquia.

Além da comunidade cristã pombalense, o site paroquial quer chegar a muitas outras zonas nacionais, e já é visitado em Tomar, Porto e Lisboa. A comunidade emigrante oriunda dos Estados Unidos da América, França, Alemanha e Luxemburgo também usufrui deste serviço. “Desde que o site abriu temos 5500 visitas”, refere David Silva.

Apesar de ainda ser muito cedo para fazer prognósticos, o padre João Paulo acredita que a “avaliar pelo envolvimento de alguns sectores e Capelas na utilização e colocação de informação no site, afigura-se a grande vantagem de aproximar os paroquianos gerando-se, com a ajuda deste meio, uma comunhão maior e efectiva”. Acrescenta que a disponibilização dos serviços cartoriais online tem “permitido às pessoas a possibilidade de resolver assuntos, pedir documentos e conhecer o que por aqui se vai passando e acontecendo”.

Partindo do pressuposto de que a igreja “vive no e para o mundo”, “toda a comunicação social é importante”. Por sua vez, o pároco acredita que a igreja “nunca poderá afastar-se dos meios, dos avanços e dos progressos que o século permite”, frisa. Agora “a dinamização deste site é uma das prioridades a assumir”, conclui o padre.

Sem comentários:

Enviar um comentário