Os dois fortes tornados que atingiram o centro e sul dos Estados Unidos da América no domingo, por volta das 19h30 (hora local) mataram 17 pessoas, avança a agência AEF.
No Arkansas morreram, pelo menos, dez pessoas. No entanto, as autoridades de algumas das cidades deste Estado acreditam que o número possa aumentar, até porque as localidades de Mayflower e Vilonia, a norte de Little Rock, ficaram totalmente destruídas.
"Um bairro inteiro, com umas 50 casas, foi destruído. Muitos lares desapareceram completamente, excepto as fundações. Há mais devastação noutras partes do Arkansas", disse o legislador estadual, Tim Griffin, à Reuters.
O departamento de Gestão de Emergência de Arkansas anunciou 15 mortes relacionadas com a tempestade enquanto o serviço homólogo de Oklahoma afirmou que havia pelo menos duas vítimas mortais do tornado naquele Estado.
“As nossas árvores caíram. Tínhamos uma caravana que foi arrastada até à casa e rebentou os vidros das janelas”, explicou um habitante.
“O centro da cidade parece ter sido completamente nivelado. Há poucos prédios parcialmente de pé, as tubulações de gás estão com grandes vazamentos”, afirmou James Farestone, prefeito da cidade de Velonia, Arkansas, ao canal CNN.
O serviço de meteorologia alertou os norte-americanos para o facto de serem esperados outros tornados, nos próximos dias, em todo o centro-sul dos Estados Unidos.
Também o leste do Iowa, principalmente a cidade de Oklahoma, foi afectado por uma tempestade, onde pelo menos duas pessoas morreram. Este cenário deverá estender-se até à próxima terça-feira.
Sem comentários:
Enviar um comentário