terça-feira, 6 de maio de 2014

Os exames nacionais estão a bater à porta… E agora?

As aulas terminaram e o Verão está a chegar. O tempo quente convida a uma ida à praia ou à piscina e, inevitavelmente, às extravagantes saídas à noite. Afinal, depois de um ano lectivo cheio de trabalho, quem não anseia por uns dias de lazer? Mas nem tudo é um mar de rosas… Os exames nacionais estão quase a bater à porta e está na altura de pores mãos à obra para os enfrentares com sucesso.

Esta é uma etapa decisiva, já que o resultado dos exames vai pesar na tua média final e num possível ingresso no ensino superior. Não entres já em stresse: a Fórum aconselha-te acerca das formas mais eficazes para transformares os teus nervos num bom astral.

Começa por pegar num manual. Folheia e tenta perceber e seleccionar aquilo que é mais importante saber. Aponta o que é essencial em tópicos e sub tópicos resumidos... Vês como é fácil? Alguma matéria começa a ficar consolidada.

Quais são os métodos mais eficazes?
 
Depois de leres, esquematizares, resumires e perceberes a mensagem fundamental, lê-a repetidas vezes: podes fazê-lo em voz alta ou até gravar. Isso vai ajudar-te a criares imagens mentais, a fazeres associações e a assimilares os conteúdos de uma forma mais eficaz.
 
Renato Alves, um dos principais especialistas em memorização do país, afirma à revista Exame, que para se ter a certeza de que se compreendeu o que se estudou, “a estratégia é: para cada parágrafo que ler, definir algumas palavras-chaves”. No fim, “ao terminar a leitura, deve tentar explicar para si mesmo a essência do texto com base nessas ideias”.
 
Mas a memorização não basta e é muito menos eficaz se não se compreender o que se decora. O especialista alerta: “a memorização efectiva só é construída a partir de conhecimento”. Por isso é preciso compreender a lógica por trás de cada frase.
 
Faz intervalos
 
Soraia Lopes tem 22 anos, estuda ciências e tecnologias, e está a um mês e meio de realizar as provas que lhe vão facultar o acesso ao ensino superior: física e química, biologia e geologia e matemática A. Explica à Fórum que métodos usa para estudar: “não prescindo da utilização de post-it, para além da leitura atenta dos textos e do sublinhado”. Opta por esquematizar, ao invés de redigir as ideias em texto corrido.
 
Quando sente que o estudo não está a render, opta por fazer uma pausa e retoma mais tarde. A estudante de ciências e tecnologias diz que, quando faz pausas, vai até à rua, “apanha ar e come qualquer coisa”. Afinal, o lazer também faz parte do ritmo de estudo!
 
É por isso que estudar envolve não só estar efectivamente à volta de livros e dos apontamentos; também faz parte fazer pausas e descansar. Para o estudo resultar em pleno é preciso dormir bem. Quando não se dorme o suficiente, o cérebro não dá o seu máximo e os resultados acabam por ficar aquém dos esperados.

Alimenta-te bem
 

É necessário manter o equilíbrio mental para se estar bem fisicamente, daí a importância de uma boa alimentação. Substitui a feijoada, a batata-frita, as carnes gordas e as bebidas alcoólicas, que dificultam a libertação de energia para o cérebro, por alface, ovo, laranja e maracujá que ajudam a combater o cansaço e o stress.

Também o peixe, rico em zinco e selénio, é um excelente alimento que impede a acumulação de cansaço ao final do dia. Apesar da alimentação saudável, a estudante de ciências e tecnologias admite que na sua sessão de estudo não podem faltar algumas tentações como “o chocolate e o café”.

Por fim, o especialista em memorização, Renato Alves, relembra a importância de cuidar bem da saúde, para evitar a desconcentração e a falta de memória. “A tríade boa alimentação, excelente noite de sono e horas de lazer são imprescindíveis para quem quer, de facto, memorizar todos os conceitos até o dia da prova”, conclui.

Agora, para uma motivação extra, vê e ouve os conselhos de Leonor Santos, Joana Dias e Inês Maia, três alunas que obtiveram resultados meritórios nos exames nacionais de 2012, nesta reportagem do Público.
 
Depois destes conselhos, mãos à obra! Desejo de um óptimo estudo e de excelentes resultados!

Sem comentários:

Enviar um comentário