quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

“1.3 Billion” em exposição na Galeria Municipal de Pombal

A exposição “1.3 BILLION” de João Ferreira foi inaugurada, no passado dia 24 de Janeiro, pelas 17 horas, na Galeria Municipal de Pombal. A narrativa fotográfica, que retrata o quotidiano na China, vai estar patente até ao dia 15 de Março de 2015. O principal objectivo do autor é mostrar em que aspectos se cruzam as culturas oriental e ocidental.

A exposição vai estar patente até dia 15 de Março
Quais são as diferenças e as semelhanças entre a sociedade portuguesa e a chinesa? Como vivem os chineses? Como se comportam no seu dia-a-dia? Este é o ponto de partida para a exposição de 34 fotos a preto e branco, captadas em diferentes períodos desde meados de 2011.
               

“Esta exposição parte de determinadas viagens que eu fiz à China, porque o meu trabalho assim me obriga”, explicou João Ferreira, 38 anos. Apesar de, para si, a fotografia ser um hobbie, aproveitou algumas “deslocações à China para dar a conhecer um pouco o país fora dos cartões a que estamos habituados e mostrar a realidade do dia-a-dia da população chinesa”.    
 
A ideia de desenvolver um trabalho durante os tempos livres e o incentivo dos amigos fez com que crescesse no mundo da fotografia. “A reacção dos meus amigos foi muito positiva”, revelou o fotógrafo a part-time, que, a tempo inteiro, trabalha na indústria de moldes.            

Durante a realização do seu trabalho teve de pedir autorização às pessoas para as fotografar, privilegiando o “estado mais natural”. Acerca do projecto que realizou desde 2011 fez “12 visitas a cidades do sul da China. A abrangência do trabalho é bastante grande, já que as cidades distavam muito umas das outras, e aí, também consegui encontrar diferenças comportamentais dentro da própria cultura chinesa”, assegurou. 

O ser humano, o meio e os outros

A exposição fotográfica destaca o ser humano e a sua envolvencia com os outros e com a cidade. “A humanidade é muito idêntica, em Portugal, no oriente ou no ocidente. Mesmo sem conseguirmos comunicar na mesma linguagem, conseguimos entrar em comunicação através da linguagem corporal, independentemente do sítio onde estivermos”, concluiu João Ferreira acerca das fotografias.                                                                                                                               
Jorge Ferreira, Ana Gonçalves e João Ferreira 
Depois de Leiria, em Abril do ano passado, e de Lisboa, em Dezembro e no início de Janeiro deste ano, o fotógrafo teve “a oportunidade de mostrar o trabalho em Pombal, a convite de Jorge Ferreira que cedeu o contacto da Câmara Municipal de Pombal”, declarou.          
                 
“Gosto muito do trabalho do João, sou amiga pessoal dele, e acho que está muito interessante. Acho que poderemos retirar um paralelismo entre o oriente e o ocidente nesta exposição”, referiu, no fim da apresentação da exposição, a amiga Helena, de 46 anos, que acompanhou o fotógrafo a Pombal.      
                                                                                                              
E projectos para o futuro? “Como a fotografia é só um hobbie, as coisas vão aparecendo de uma forma bastante natural. Neste momento não estou a trabalhar num projecto específico, embora tenha umas ideias em mente que ainda não apresentei.” O expositor falou ainda sobre o fotojornalismo actual: “apesar da grande concorrência, um bom fotojornalista têm sempre um futuro assegurado”.                                                          

A galeria pode ser visitada de terça a quinta e domingo, das 14h às 24h, sexta e sábado das 14h às 02h, de 24 de Janeiro a 15 de Março, na Galeria Municipal de Pombal.

Sem comentários:

Enviar um comentário