quinta-feira, 19 de março de 2015

Ivan Silva soma troféus lá fora no jiu-jitsu

A medalha de prata e um 2º lugar, num Open Internacional de Inverno, que se realizou em Munich, na Alemanha, no domingo passado, 1 de Março, foi a última vitória do desportista.

O protagonista deste e de outros troféus no jiu-jitsu é emigrante, tem 30 anos e é natural de Pombal. Atingiu a prata em Londres há cerca de duas semanas e ganhou a medalha de bronze do campeonato europeu de jiu-jitsu que decorreu em Janeiro deste ano, em Lisboa.

O actual campeão na Suiça em 80 kg, em faixa branca, já no ano passado conquistou “nove medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze no Europeu”, disse ao Pombal Jornal. Outras foram as vitórias que fundamentam os títulos de Ivan Silva: “a medalha de ouro nos Opens Internacionais de Londres, Madrid, Zurich e Paris”.

Ivan Silva rodeado pelos mestres
À semelhança de muitos outros jovens portugueses o ex-militar decidiu emigrar para a Suiça em busca de uma vida melhor. “ A crise e o ‘sistema’, só nos oferecem baixos salários, desemprego e uma grande incapacidade de sonhar num futuro melhor”, referiu acerca do país que se viu obrigado a deixar há três anos. Considera, no entanto, que a Suiça lhe oferece melhores condições de progressão na carreira ao nível profissional e desportivo: “devido aos salários bastante mais elevados, permite-me viajar e pagar as inscrições em torneios internacionais”, explicou.

Por sua vez, é na Suiça que tem encontrado treinadores, campeões do mundo nesta arte marcial. “O poder económico deste país e a sua posição central na Europa permite-nos viajar e pagar os custos nos principais torneios internacionais”, referiu Ivan Silva. Treina jiu-jitsu todos os dias, duas horas por treino. Contudo, “nos dias em que não há treino vou ao ginásio para fortalecer a parte cardiovascular”, declarou. Refere que, no entanto, não é fácil conciliar a prática desportiva e a actividade profissional: “não é fácil conciliar os treinos com a construção civil, mas com esforço e vontade tudo se consegue, e claro, se fosse fácil não teria tanto interesse”.

Mas afinal o que é o jiu-jitsu?

Jiu-jitsu é uma luta de solo/chão, assim como o judo ou uma arte greco-romana. O principal objectivo é imobilizar ou fazer desistir o adversário”, explicou Ivan Silva. “O que caracteriza o jiu-jitsu brasileiro ou arte suave como também é chamada, é a utilização de técnicas como chaves de braços e estrangulamentos, utilizando a própria força do adversário e peso do mesmo”. Esta arte marcial pode ser praticada por todos, e é a prova de como a técnica supera a força. É possível, por isso, o forte perder com magro e uma pessoa de 50 anos vencer uma de 20.

O desportista mostra as medalhas
Era ainda muito jovem quando o gosto por esta arte marcial começou a aparecer: “há uns anos o jiu-jitsu atraiu em especial a minha atenção, pois tinha um amigo recém-chegado a Portugal do Brasil que já praticava o jiu-jitsu e, entre brincadeiras, me imobilizava com facilidade e tranquilidade”, referiu. Foi nessa altura que surgiu o ‘bichinho’ pela prática.

Há quem pratique esta arte marcial em Pombal, e, apesar de estar fora de Portugal, Ivan tem amigos que “treinavam há uns anos em Leiria, e outros que estão, neste momento, fora de Pombal e treinam”, mencionou.

Voltar à terra Natal é o desejo de muitos emigrantes que, pelas mesmas razões de Ivan rumam para fora do país em busca de melhores condições de vida. Mas, por agora, esta não é a prioridade do desportista. “Para já tenho de criar bases para um dia voltar e poder ter uma vida estável. O nosso concelho esta um pouco adormecido, creio eu, porque grande parte dos jovens teve que sair ou emigrar. Quanto às oportunidades em Portugal são poucas ou quase nulas”, declarou Ivan Silva, que neste momento está a viver na zona de Fribourg, na Suiça.

O desportista pertence à equipa Kimura Nova União e, através deste clube, vai lutar para ir ao campeonato mundial, que se vai realizar nos Estados Unidos da América no próximo mês de Maio.

Jiu-jitsu é uma arte marcial, com origem na Índia, que utiliza várias técnicas e golpes para derrotar o oponente. “Jiu-jitsu” significa suavidade na técnica. “Jiu” significa suave e “jitsu”, arte ou técnica, e é um termo de origem japonesa. Aquando da prática desta arte marcial utiliza-se a força própria e, quando possível, a do adversário, o que possibilita que um lutador, mesmo sendo menor que o oponente,  ou tendo um peso inferior, consiga vencer.

1 comentário:

  1. Uma figura incontornável da actualidade desportiva, neste caso do jiu jitsu em especifico.
    Grande campeão alem fronteiras que orgulha qualquer português...
    Desta forma deixa os mais sinceros parabéns para IVAN O GRANDE e a continuação de uma grande carreira desportiva...

    ResponderEliminar