domingo, 8 de março de 2015

Partido Comunista Português celebrou 94 anos de luta

PCP festeja aniversário com popa e circunstância
A Comissão Concelhia de Pombal do Partido Comunista Português (PCP), organizou um jantar para celebrar os 94 anos de existência do partido, no sábado, dia 7 de Março, no restaurante “Solar da Pregueira”, localizado no Barrocal.

Além de dar a conhecer as soluções que o partido defende para o país, a ocasião serviu para a concelhia fazer um balanço da acção do partido no concelho de Pombal. O evento foi, também, aproveitado para sublinhar o Dia Internacional da Mulher, dando enfase aos direitos conquistados há 40 anos e ao facto de estes nem sempre serem respeitados.

Maria José Anastácio, militante do partido comunista, no âmbito das celebrações do Dia Internacional da Mulher, quis agradecer a todas as mulheres que lutaram pela igualdade de direitos. Foi por isso que não deixou de mencionar a génese de um dia tão simbólico, com um memorial às “cerca de 130 operárias que foram trancadas e morreram carbonizadas numa fábrica, nos EUA, a 8 de Março de 1857, por reivindicaram por melhores condições de trabalho.”

Gonçalo Paz, membro da Direcção Regional de Leiria do PCP, Ângelo Alves, da Comissão Política do Comité Central, Jorge Neves, Deputado Municipal do PCP na Assembleia Municipal de Pombal e Fernando Botas, membro da Comissão Concelhia de Pombal do PCP foram alguns dos nomes que marcaram presença no evento.

O jantar foi animado por grupos de músicos
Acerca da celebração dos 94 anos do PCP, Gonçalo Paz, falou num “momento de reforço do partido comunista, onde tentamos aumentar o projecto em Pombal.” Frisou o facto de o partido “querer um espaço ilimitado de intervenção na Assembleia Municipal, dada a eleição de um deputado municipal no Concelho de Pombal”.

Também Jorge Neves, deputado municipal do PCP na Assembleia Municipal de Pombal, sublinhou a questão de ter apenas “quatro minutos para intervir na assembleia municipal”, referindo que é “muito pouco tempo”. Referiu ainda o facto de o poder camarário querer “acabar com os discursos nas comemorações do 25 de Abril”. Considera este um atentado à liberdade de expressão, mencionando que “a voz de todos não deve ser silenciada”. Em jeito de conclusão mencionou que “retirar o discurso é, para nós, gravíssimo.”

A ocasião serviu, ainda, para mostrar os produtos endógenos que se produzem no concelho de Pombal, como a resina e os queijos tradicionais. Também teve como objectivo a “recolha de fundos para reforçar o alargamento do espaço da Festa do Avante!”, sublinhou o membro da Direcção Regional de Leiria do PCP.

Propostas do PCP para Pombal

No que se refere às propostas que o Partido tem para Pombal, Mário Martins, membro da Comissão Concelhia do PCP, sublinhou “a luta dos estudantes do Instituto D, João V, com o reactivamento da piscina que a escola tem, bem como as obras necessárias em algumas infraestruturas de convívio dos alunos”. Por sua vez não quis deixar de agradecer “a luta de todos os jovens das populações afectadas pela exploração de caulinos”. Não deixou passar em branco a acção dos “jovens que constituem a Comissão de Utilizadores do parque radical e a sua luta pela reposição do equipamento da prática desportiva no sítio original, onde não acarreta qualquer tipo de risco para a saúde dos praticantes”.

Mário Martins quis, ainda, “manifestar a preocupação acerca da questão do Concelho Geral do Agrupamento de Escola de Pombal, para que possa, no fim de mais um ano, terminar o processo que envolve a posse do Conselho Provisório para que o natural processo decorra e a instituição funcione na sua totalidade”.

 90 pessoas relembraram uma luta de 94 anos
No jantar estiverem cerca de 90 pessoas. “Em relação ao ano passado, registámos um número superior em cerca 30 pessoas e a expectativa é para que cada vez tenhamos mais militantes e simpatizantes do partido”, sublinhou Gonçalo Paz.

Números:
90 pessoas participaram no convívio
40 anos são aqueles em que as mulheres são reconhecidas como cidadãs de pleno direito
7 de Março foi o dia escolhido para celebrar o aniversário do PCP

Notas:
- Reforçar a presença do partido no concelho de Pombal, angariar fundos para a Festa do Avante! e mostrar os produtos que se produzem cá foram três dos principais objectivos
- O Dia Internacional da Mulher esteve em destaque nos discursos do pós-jantar
-Contra as políticas de direita, a referência a “Álvaro Cunhal, um dos grandes construtores do PCP” fez-se ouvir nas palavras de Ângelo Alves.

Sem comentários:

Enviar um comentário