terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Gualdim Pais soprou 20 velas e enalteceu entidades

Este ano a VIII Cerimónia Quadro de Valor e de Excelência do Agrupamento de Escolas Gualdim Pais teve um propósito especial. Além da habitual atribuição de prémios aos alunos que se destacaram ao longo do ano lectivo, a ocasião serviu para homenagear 20 entidades que, de alguma forma, contribuíram para o crescimento e desenvolvimento do Agrupamento. A efeméride aconteceu no serão de sexta-feira, 15, no Teatro-Cine de Pombal.





No ano em que a Escola Gualdim Pais celebrou 20 anos de existência, a VIII Cerimónia Quadro de Valor e de Mérito teve como propósito homenagear 20 entidades com quem “a escola tem criado sinergias ao longo destes anos bem como dois dos seus fundadores: o Comendador Narciso Mota, responsável pela construção da Escola e pelo sítio escolhido, e Lídia Carrola, que fez parte da Comissão Executiva Instaladora e foi a primeira presidente do Conselho Executivo”, começou por explicar a directora Sara Rocha.


A Câmara Municipal de Pombal (CMP), as Juntas de Freguesia do agrupamento, as Associações de Pais, o Centro de Saúde, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a CERCIPOM, a Cáritas, a Caixa de Crédito Agrícola, a coordenadora interconcelhia da Rede de Bibliotecas - Ana Cabral, o representante da Biblioteca Municipal de Pombal – Élio Coimbra e o director do Centro de Formação de professores – José Afonso foram algumas das entidades homenageadas.

A cerimónia, que teve a duração de cerca de três horas e contou com casa cheia, contou com diversos momentos musicais, sendo que o público pôde ouvir o Coro Municipal Marquês de Pombal, assistiu à actuação do grupo de dança “Art Movement”, a cargo de Daniela Vinhas, à actuação do trombonista Jaime Pascoal e à actuação do quarteto de clarinetes da Filarmónica Artística Pombalense. O serão terminou com chave de ouro, com a primeira actuação do grupo musical formado por estudantes do terceiro ciclo, “New Age”.

E projectos? “No final do ano civil passado colocámos um tecto acústico no refeitório escolar, em estreita parceria com a colaboração da CMP, a Junta de Freguesia de Pombal e as Associações de Pais da Gualdim Pais bem como o Bricomarché”, destacou Sara Rocha.

Para o final de 2016, existem alguns objectivos a serem cumpridos: “temos prevista a construção de um parque infantil na Escola Gualdim Pais, que é a única escola do Agrupamento que não tem parque infantil e tem cerca de 160 alunos do primeiro ciclo. A CMP já nos apoiou nesta iniciativa ao elaborar o projecto para o parque”, acrescentou a directora. Por sua vez, a construção de telheiros para que os alunos possam usufruir do espaço exterior da escola quando chove é outra das prioridades.  


Sem comentários:

Enviar um comentário