domingo, 1 de maio de 2016

O Dia da Mãe Trabalhadora

É isso mesmo, hoje é um dois em um. Este ano, o Dia do Trabalhador calha no Dia da Mãe. Não, é o Dia da Mãe que calha no Dia do Trabalhador, já que o Dia do Trabalhador se comemora no 1º de Maio e o da Mãe no primeiro domingo de cada Maio. 

Ironia ou não, é dia daquela que trabalha todos os dias, 24 horas por dia. É dia de dar um beijo e um abraço afável a todas as mães que além de MÃES-a-tempo-inteiro, são donas-de-casa, trabalhadoras e grandes profissionais. É, basicamente, mais um dia que deveria ser todos os dias.


Ora, não poderia vir mais a propósito uma reflexão sobre ELAS, acerca do dia-a-dia de quem está lá SEMPRE para dirigir uma palavra amiga ou para dar um abraço reconfortante. É dia para homenagear aquelas que trabalham pelo bem-estar das suas crias e que não descansam enquanto as filhas não chegam a casa depois de uma noite louca. É dia de beijar aquela que manda mensagens a perguntar se a filha está bem, se precisa de alguma coisa, ou apenas para a relembrar que está constantemente no pensamento. 

É dia de relembrar-lhe o quanto significa para mim, para nós, as filhas que só lhe dão preocupações (muitas vezes desnecessárias e desprovidas de justificações). É dia (são dias) de retribuir todo o carinho e atenção que dá incondicionalmente. É dia de dizer: "Mãe, eu adoro-te". É dia de ser uma boa filha e de lembrar que a mãe se preocupa SEMPRE. É dia de aconchegar o coração da Mãe e dar-lhe tudo de bom (não é a presentes materiais que me refiro, sim ao aspecto emocional). 

É, também, dia de lembrar os filhos que não têm a mãe por perto ou as mães que, infelizmente, já não têm os seus filhos para abraçar. É dia de ser-se mais humano e de desligar dos constantes apelos ao consumo, num dia que deveria ser especial e é de descontos. É dia de nos alegrarmos, mesmo que tenhamos as mães longe, ou mesmo que os filhos que deveriam estar por perto e não estão, as tenham no pensamento. É dia de sermos nós mesmos e de fazermos alguém sentir-se especial. <3

Sem comentários:

Enviar um comentário