Os alunos do 11ºA1 e do 11ºA2 da Escola
Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP)
visitaram as instalações da agência publicitária GOLO, localizada na avenida
Mao Tsé Tung, nos passados dias 27 de novembro e 4 de dezembro, respetivamente. A visita surgiu
na sequência da abordagem dos conteúdos programáticos referentes ao capítulo
sobre publicidade lecionados nas aulas de inglês.
A visita guiada iniciou com a ida dos
alunos aos diferentes estúdios e espaços da agência publicitária GOLO onde foi
dada uma breve explicação, pela diretora financeira Kátia Issufo e pela
produtora executiva Filipa Nóvoa, sobre o que se faz e como funcionam os
diferentes setores da agência.
“Conhecer esta agência foi uma
experiência muito agradável porque, tanto eu como os meus colegas, conseguimos
perceber o que é o mundo publicitário na vida real”, destacou Ranya Nizar,
aluna do 11º ano, da turma A2. Destacou a importância de ver, no mundo real,
como funcionam os setores de atividade que são abordados nas aulas. “Gostei da
forma como nos explicaram e nos deixaram à vontade para expormos as nossas
duvidas”, acrescentou referindo-se aos diferentes processos subjacentes à
produção publicitária.
O aluno David Matias aprendeu que
“aquilo que vemos nos anúncios e nos outdoors
é muito superficial. Por detrás de toda a publicidade que vemos existe muito
trabalho de dezenas de pessoas”. Faz um balanço positivo da visita,
principalmente para os colegas que vão seguir esta área. A colega Ana Sousa
partilhou a mesma opinião: “achei a visita muito enriquecedora, pois este
género de iniciativas pode ajudar-nos a tomar decisões, já que alguns de nós
são muito indecisos. Percebi que muitos de nós ficaram interessados e com mais
alguma segurança em termos os objetivos no futuro”.
A definição do público-alvo, a noção de
“rebranding”, a importância das “newsletters”, a aposta na imagem e na criação
de textos e de spots publicitários
criativos bem como todos os processos criativos subjacentes a essa criação
foram alguns dos diversos assuntos abordados durante a visita de estudo.
“Este género de visitas pode ajudar os
alunos a (re) definirem rumos. Acho que os alunos são bastante interessados e
foi muito proveitoso; é recompensador, para nós enquanto agência, acolhermos
estes alunos. Quem sabe um dia não vêm trabalhar connosco!”, frisou a produtora
executiva da RGB Filmes. A mesma opinião partilhou Kátia Issufo que fez um
balanço muito positivo da iniciativa: “os alunos são muito participativos e
interessados. Pretendemos que este tipo de visitas lhes abra os horizontes para
que eles possam ver o que querem fazer e se identificam com isto ou não”,
concluiu.A iniciativa fez parte dos conteúdos programáticos lecionados no 11º ano na disciplina de Inglês e foi organizada pelo professor Abubacar Ibraimo. “Os alunos tiveram a oportunidade de se inteirarem da realidade do mundo do trabalho numa agência publicitária”, sublinhou. O docente fez um balanço positivo da visita de estudo pois “os alunos mostraram-se muitos interessados, sendo que alguns até apresentaram interesse em seguir a carreira publicitária no futuro”.
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