segunda-feira, 25 de dezembro de 2017

O Natal em Pombal vs O Natal em Maputo

Este ano decidi não passar o Natal em Pombal (Portugal). Deixei-me ficar pelo país que me acolheu há, precisamente, 11 meses, Moçambique! Sim, já aterrei há 11 meses em Maputo e parece que foi ontem. Ora, o post do dia de Natal não poderia ser, nada mais nada menos, do que as diferenças entre o Natal de cá (Maputo) e o Natal de lá (Pombal). 

Em Pombal...

1. No Natal em Pombal há alegria, desfiles de dia, luzes reluzentes à noite, todo um clima propício à fruição de uma consoada em família, que culmina na noite de 24 de dezembro;
2. No Natal em Pombal há correrias para fazer as compras de última hora, há doces e receitas a partilhar para saborear à noite;
3. No Natal em Pombal há família, sossego para a alma e conforto para o coração. Há cumplicidade, partilha, bem-estar e reciprocidade.
4. No Natal em Pombal há frio, muito frio, muitos agasalhos mas coração cheio.

Em Maputo...


1. No Natal em Maputo há calor, muito calor! Também há tempestades tropicais ferozes.
2. No Natal em Maputo não há correrias para fazer as compras de Natal porque simplesmente não tenho a quem  as oferecer.
3. No Natal em Maputo não há família. Existe vazio o solidão.
4. No Natal em Maputo não há desfiles de rua, músicas sonantes a fazer lembrar a noite de consoada nem o nascimento do menino Jesus. A noite de consoada pode ser vivida só ou acompanhada. Depende de quem fica e quer a nossa companhia.





Sem comentários:

Enviar um comentário