sexta-feira, 16 de março de 2018

“Model United Nations” leva alunos do secundário a debate


Trinta alunos do ensino secundário da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) vão participar na próxima sessão da Model United Nations (MUN), agendada para os dias 16, 17 e 18 de março na American International School of Moçambique (AISM). Debater ideias acerca das problemáticas dos países das Nações Unidas e estimular a chegada a consensos são dois dos principais objetivos da iniciativa.

A iniciativa, organizada há três anos pela American International School of Mozambique (AISM), convidou a EPM – CELP a participar no projeto em conjunto com outras três escolas: Trichard, Mozambique International School (MIS) e Enko-Nyamunda. A participação dos alunos da EPM-CELP iniciou em fevereiro de 2017 tendo-se revelado um sucesso, não só na adesão dos nossos alunos, mas essencialmente no trabalho desenvolvido ao longo de três meses e na sua participação na conferência final realizada na AISM.

A “Model United Nations” (MUN), como explicou João Lourenço, é “um projeto criado pelas Nações Unidas, dirigido aos jovens, que tem como principal objetivo que estes conheçam a orgânica e o funcionamento da Organização das Nações Unidas (ONU) de uma forma prática”. Assim, os alunos são desafiados a tratar de problemas atuais, no âmbito dos direitos humanos, da resolução de conflitos e da relação diplomática entre países, pretendendo-se que os alunos dos diferentes “comités” cheguem a consensos.

“Human Rights” (Direitos Humanos), “Security Council” (Conselho de Segurança) e “African Union” (União Africana) são os três comités que vão debater temas como a escravatura na Líbia, a tortura no Egipto, o conflito israelo-palestiniano, a guerra cibernética e a corrupção e pobreza.

“Os alunos têm estado muito ativos. Foram incluídos no grupo do whatsapp do seu comité, onde expõem dúvidas sobre a elaboração das resoluções”, declarou João Lourenço que, por sua vez, está expectante quanto à participação dos 30 alunos da EPM-CELP no debate.

Miniconferências do “Model United Nations” na EPM-CELP
No passado dia 13 de dezembro realizaram-se as primeiras sessões da miniconferência “Model United Nations”, no auditório Carlos Paredes. De manhã, os alunos do 11º ano tiveram a oportunidade de debaterem ideias relacionadas com o tema “Bioética e Consumismo” e à tarde, foi a vez de os alunos do 10º ano argumentarem acerca do tema “Desenvolvimento Sustentável”. Estiveram representados países como Angola, Zâmbia, Moçambique, Republica Democrática do Congo, Nova Zelândia, Zimbabwé, Guiné Conacri, África do Sul, Etiópia, Portugal e Nova Zelândia.

Foram os professores de inglês e de filosofia que organizaram os grupos de debate. “Os professores procuraram grupos de países que eram a favor e contra para que o debate fosse rico e os alunos pudessem aperceber-se de que o mundo tem muitas diferenças e que se os países trabalharem em conjunto vão chegar a consensos”, destacaram os moderadores do debate.

De acordo com Keval Ramniclal, Olívia Rocha e Chelsia Loforte, “os alunos do
10º ano fizeram muitas perguntas, mostraram-se curiosos e manifestaram interesse em participar na próxima conferência”.  Por ter sido a primeira vez que participaram no debate, os alunos tiveram algumas dúvidas, mas mostraram-se entusiasmados na discussão de ideias acerca dos países que representavam. Os estudantes do 11º ano já conheciam as regras sobre as quais decorria o debate e, portanto, “partilharam as suas pesquisas com assertividade”. Os moderadores do debate concluíram que “os objetivos foram cumpridos”.

O coordenador do ensino secundário, João Lourenço, acredita que independentemente dos princípios subjacentes ao “Model United Nations”, este “pode ser um excelente «laboratório» para o desenvolvimento dos conteúdos, conhecimentos e competências curriculares e programáticas das disciplinas em causa”.

Na conferência final de 20 de maio de 2017, realizada na AIMS, os alunos da EPM-CELP que representaram a República do Iraque foram galardoados com o título de “Best Delegation” (melhor delegação), e o título de “Best Resolution” (melhor resolução) foi para os alunos que representaram os Estados Unidos da América (EUA), com o tema “Women empowerment in terms of work” (empoderamento da mulher no trabalho).

Sem comentários:

Enviar um comentário