Trinta
alunos do ensino secundário da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de
Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) vão participar na
próxima sessão da Model United Nations (MUN), agendada para os dias 16, 17 e 18
de março na American International School of Moçambique (AISM). Debater
ideias acerca das problemáticas dos países das Nações Unidas e estimular a
chegada a consensos são dois dos principais objetivos da iniciativa.
A
“Model United Nations” (MUN), como explicou João Lourenço, é “um projeto criado
pelas Nações Unidas, dirigido aos jovens, que tem como principal objetivo que
estes conheçam a orgânica e o funcionamento da Organização das Nações Unidas
(ONU) de uma forma prática”. Assim, os alunos são desafiados a tratar de
problemas atuais, no âmbito dos direitos humanos, da resolução de conflitos e
da relação diplomática entre países, pretendendo-se que os alunos dos
diferentes “comités” cheguem a consensos.
“Human
Rights” (Direitos Humanos), “Security Council” (Conselho de Segurança) e
“African Union” (União Africana) são os três comités que vão debater temas como
a escravatura na Líbia, a tortura no Egipto, o conflito israelo-palestiniano, a
guerra cibernética e a corrupção e pobreza.
“Os
alunos têm estado muito ativos. Foram incluídos no grupo do whatsapp do seu
comité, onde expõem dúvidas sobre a elaboração das resoluções”, declarou João
Lourenço que, por sua vez, está expectante quanto à participação dos 30 alunos
da EPM-CELP no debate.
Miniconferências do “Model United Nations”
na EPM-CELP
No passado dia
13 de dezembro realizaram-se as primeiras sessões da miniconferência
“Model United Nations”, no auditório Carlos Paredes. De manhã,
os alunos do 11º ano tiveram a oportunidade de debaterem ideias relacionadas
com o tema “Bioética e Consumismo” e à tarde, foi a vez de os alunos do 10º ano
argumentarem acerca do tema “Desenvolvimento Sustentável”. Estiveram
representados países como Angola, Zâmbia, Moçambique, Republica Democrática do
Congo, Nova Zelândia, Zimbabwé, Guiné Conacri, África do Sul, Etiópia, Portugal
e Nova Zelândia.
Foram os
professores de inglês e de filosofia que organizaram os grupos de debate. “Os
professores procuraram grupos de países que eram a favor e contra para que o
debate fosse rico e os alunos pudessem aperceber-se de que o mundo tem muitas
diferenças e que se os países trabalharem em conjunto vão chegar a consensos”,
destacaram os moderadores do debate.
De acordo com Keval Ramniclal, Olívia Rocha e Chelsia Loforte, “os alunos do 10º ano fizeram muitas perguntas, mostraram-se curiosos e manifestaram interesse em participar na próxima conferência”. Por ter sido a primeira vez que participaram no debate, os alunos tiveram algumas dúvidas, mas mostraram-se entusiasmados na discussão de ideias acerca dos países que representavam. Os estudantes do 11º ano já conheciam as regras sobre as quais decorria o debate e, portanto, “partilharam as suas pesquisas com assertividade”. Os moderadores do debate concluíram que “os objetivos foram cumpridos”.
Na conferência final de 20 de maio de
2017, realizada na AIMS, os alunos da EPM-CELP que representaram a República
do Iraque foram galardoados com o título de “Best Delegation” (melhor
delegação), e o título de “Best Resolution” (melhor resolução) foi para os
alunos que representaram os Estados Unidos da América (EUA), com o tema “Women
empowerment in terms of work” (empoderamento da mulher no trabalho).
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