Leiria foi
o epicentro do Marketing Digital, do Empreendedorismo e da Inovação no fim-de-semana
passado, 29 e 30 de junho. O Teatro José Lúcio da Silva recebeu a segunda
edição da Think Conference. O objetivo de reunir empreendedores
e especialistas em Empreendedorismo, Marketing Digital, Redes Sociais e
Startups foi cumprido, tendo assistido cerca de 700 pessoas a 25 palestras.
Organizado
pela agência de marketing digital, GetDigital,
o evento começou na sexta-feira de manhã, 29 de junho com um desafio aos
participantes: fazer uma apresentação de três minutos sobre si mesmo ao colega
do lado. Com isto, Sebastião Lancastre, presidente da fintech e instituição de pagamentos easypay quis relembrar
que qualquer negócio começa com uma boa rede de contactos.
A manhã
prosseguiu com as palestras de Tiago Nogueira, coordenador de Media Social na Salvador Caetano
e Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa que frisaram a importância
do papel dos influenciadores digitais no sucesso de um produto ou serviço, na
importância de credibilizar e fidelizar os clientes, de gerir expectativas e da
necessidade de empreender. “Ser empreendedor é um modo de vida”, destacou
Miguel Fontes que falou na capacitação, no investimento e no papel dos players no mundo do empreendedorismo.
A
internacionalização das empresas, o funcionamento e a importância do Marketing
Digital e a necessidade de atualização permanente no mundo digital foram os tópicos
abordados durante a tarde de sexta-feira. A Secretária de Estado da Indústria
Ana Lehmann destacou a “importância da alteração da relação dos portugueses com
o online, função que caberá aos profissionais de marketing digital e aos
empreendedores”.
Prevenção e Proximidade
Marco
Galinha, do Grupo Bel, Alcino Lavrador, da Altice Labs e João Moura,
responsável pela página de Facebook da Polícia de Segurança Pública (PSP)
falaram no impacto do marketing digital nas atividades das empresas e das
instituições. João Moura,
do gabinete de imprensa e relações públicas da PSP falou a importância das
redes sociais e da criatividade na desconstrução da imagem e na construção da
marca, com impactos positivos offline
e tendo por base as prioridades estratégicas da PSP: prevenção e proximidade.
A tarde do primeiro dia da
conferência terminou com as intervenções de Susana Coerver, da Parfois; João
Silva, Rui Franco e Miguel Monteiro do Seeds Group; Pedro Arnaut do Sport
Lisboa e Benfica (SLB) e Miguel Ferreira investidor no Shark Tank Portugal e
Sócio da Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais Portuguesa. Todos
partilharam as suas experiências tendo em conta o impacto que as redes sociais
têm na construção das marcas, os ingredientes para criar uma startup e aquilo
que procura um investidor.
No fim das conferências seguiu-se
um encontro informal de
empreendedores no Mercado de Sant’Ana que, enquanto extensão do dia
possibilitou a todos os participantes do evento, continuarem a realizar
contactos, conhecerem-se melhor, realizarem negócios ou agendarem reuniões.
A manhã de sábado, 30 de Junho, foi
dedicada ao e-commerce, isto é, o comércio-online. Paula Alves, da
FNAC ressalvou que, nos pagamentos online, “toda a jornada deve ser pensada aos
olhos do cliente e melhorada pelos olhos do cliente”, sendo que este se importa
com a marca e não com a diversidade de canais. Por sua vez, Rafic Daud falou no
facto de o e-commerce ser muito pouco rentável hoje em dia e ressalvou a
importância de conhecer os clientes antes de vender os produtos. Pedro Maia da
Taxify falou das “Lições aprendidas ao fazer crescer um marketplace de duas fases”, com a presença online e as
recomendações boca-a-boca.
“Estratégias de Marketing Digital
no Turismo”, “Reputação online: Qual o impacto e a influência junto dos
consumidores?”, e “ebeauty: Como o digital está a disrruptivar a indústria da
cosmética?” foram as conferências que se seguiram. Marco Gouveia do Grupo Hotel
Pestana, Pedro Loureiro, fundador do Portal da Queixa e Mónica Serrano,
diretora de Marketing da Lóreal foram os intervenientes.
Falhar para chegar ao sucesso
A tarde foi dedicada à inovação
empresarial e ao empreendedorismo, ao Digital
Branding e a como fazer escalar uma start-up.
Miguel
Martins, da Science 4you sublinhou que “O falhanço faz parte do sucesso” e
falou na sua experiência com a criação da startup que balanceia educação e
diversão. José Maria Rego, da Raize, destacou que “não ganha quem chega
primeiro, mas sim quem se sente realizado e traz valor para o país”.
A tarde terminou com temas acerca de como evoluir um
negócio tradicional e vender on-line, o futuro dos pagamentos digitais e o
humor, redes sociais e marcas. Rui Francisco da Pepsi Co, frisou que o “melhor
teste de mercado é ter vendas” e que o foco deve estar nos resultados para que
uma empresa tenha sucesso. Quanto ao fim do dinheiro físico, “não há datas
previstas” e os oradores acreditam que o dinheiro não irá deixar de existir por
completo.
Como o tema “O Humor, Redes
Sociais e Marcas”, Guilherme Duarte, mentor do blogue Por Falar Noutra Coisa fechou a conferência, no dia Mundial das Redes
Sociais, com chave de ouro. Falou do humor como ferramenta de comunicação e é
da opinião de que, quanto aos conteúdos, as “pessoas
partilham porque concordam e não porque acham piada”.
Esta foi a
2ª edição da maior conferência de Marketing Digital e Empreendedorismo de
Portugal, que aconteceu pela primeira vez em 2016, em Leiria, e vai ter a sua
3ª edição, em 2020, na mesma cidade.
Think Conference em
Números
“Mais
de 70% dos clientes que vai à loja antes foi ao site da FNAC”
Paula
Alves, FNAC
“15%
dos consumidores compra online”
Ana
Lehmann, Secretária de Estado da Indústria
“17%
dos sites em Portugal vendem em e-commerce”
Mónica
Serrano, Loreal
“7
em cada 10 consumidores admitem deixar-se influenciar pela reputação online da
marca na hora de comprar”.
Pedro Lourenço, Portal da Queixa
“85%
dos consumidores confiam mais nos conteúdos partilhados por outros consumidores
do que em conteúdos de marcas.”
Pedro Lourenço, Portal da Queixa
“A
industria do transporte é 10 vezes maior que a de publicidade”.
Pedro
Maia, Taxify
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