quinta-feira, 5 de julho de 2018

“Think Conference” leva Marketing Digital e Empreendedorismo a debate

Leiria foi o epicentro do Marketing Digital, do Empreendedorismo e da Inovação no fim-de-semana passado, 29 e 30 de junho. O Teatro José Lúcio da Silva recebeu a segunda edição da Think Conference. O objetivo de reunir empreendedores e especialistas em Empreendedorismo, Marketing Digital, Redes Sociais e Startups foi cumprido, tendo assistido cerca de 700 pessoas a 25 palestras. 

Organizado pela agência de marketing digital, GetDigital, o evento começou na sexta-feira de manhã, 29 de junho com um desafio aos participantes: fazer uma apresentação de três minutos sobre si mesmo ao colega do lado. Com isto, Sebastião Lancastre, presidente da fintech e instituição de pagamentos easypay quis relembrar que qualquer negócio começa com uma boa rede de contactos.

A manhã prosseguiu com as palestras de Tiago Nogueira, coordenador de Media Social na Salvador Caetano e Miguel Fontes, diretor executivo da Startup Lisboa que frisaram a importância do papel dos influenciadores digitais no sucesso de um produto ou serviço, na importância de credibilizar e fidelizar os clientes, de gerir expectativas e da necessidade de empreender. “Ser empreendedor é um modo de vida”, destacou Miguel Fontes que falou na capacitação, no investimento e no papel dos players no mundo do empreendedorismo.
A internacionalização das empresas, o funcionamento e a importância do Marketing Digital e a necessidade de atualização permanente no mundo digital foram os tópicos abordados durante a tarde de sexta-feira. A Secretária de Estado da Indústria Ana Lehmann destacou a “importância da alteração da relação dos portugueses com o online, função que caberá aos profissionais de marketing digital e aos empreendedores”.

Prevenção e Proximidade
Marco Galinha, do Grupo Bel, Alcino Lavrador, da Altice Labs e João Moura, responsável pela página de Facebook da Polícia de Segurança Pública (PSP) falaram no impacto do marketing digital nas atividades das empresas e das instituições. João Moura, do gabinete de imprensa e relações públicas da PSP falou a importância das redes sociais e da criatividade na desconstrução da imagem e na construção da marca, com impactos positivos offline e tendo por base as prioridades estratégicas da PSP: prevenção e proximidade.
A tarde do primeiro dia da conferência terminou com as intervenções de Susana Coerver, da Parfois; João Silva, Rui Franco e Miguel Monteiro do Seeds Group; Pedro Arnaut do Sport Lisboa e Benfica (SLB) e Miguel Ferreira investidor no Shark Tank Portugal e Sócio da Swonkie, uma plataforma de gestão de Redes Sociais Portuguesa. Todos partilharam as suas experiências tendo em conta o impacto que as redes sociais têm na construção das marcas, os ingredientes para criar uma startup e aquilo que procura um investidor.

No fim das conferências seguiu-se um encontro informal de empreendedores no Mercado de Sant’Ana que, enquanto extensão do dia possibilitou a todos os participantes do evento, continuarem a realizar contactos, conhecerem-se melhor, realizarem negócios ou agendarem reuniões.

A manhã de sábado, 30 de Junho, foi dedicada ao e-commerce, isto é, o comércio-online. Paula Alves, da FNAC ressalvou que, nos pagamentos online, “toda a jornada deve ser pensada aos olhos do cliente e melhorada pelos olhos do cliente”, sendo que este se importa com a marca e não com a diversidade de canais. Por sua vez, Rafic Daud falou no facto de o e-commerce ser muito pouco rentável hoje em dia e ressalvou a importância de conhecer os clientes antes de vender os produtos. Pedro Maia da Taxify falou das “Lições aprendidas ao fazer crescer um marketplace de duas fases”, com a presença online e as recomendações boca-a-boca.
“Estratégias de Marketing Digital no Turismo”, “Reputação online: Qual o impacto e a influência junto dos consumidores?”, e “ebeauty: Como o digital está a disrruptivar a indústria da cosmética?” foram as conferências que se seguiram. Marco Gouveia do Grupo Hotel Pestana, Pedro Loureiro, fundador do Portal da Queixa e Mónica Serrano, diretora de Marketing da Lóreal foram os intervenientes.

Falhar para chegar ao sucesso
A tarde foi dedicada à inovação empresarial e ao empreendedorismo, ao Digital Branding e a como fazer escalar uma start-up. Miguel Martins, da Science 4you sublinhou que “O falhanço faz parte do sucesso” e falou na sua experiência com a criação da startup que balanceia educação e diversão. José Maria Rego, da Raize, destacou que “não ganha quem chega primeiro, mas sim quem se sente realizado e traz valor para o país”.

A tarde terminou com temas acerca de como evoluir um negócio tradicional e vender on-line, o futuro dos pagamentos digitais e o humor, redes sociais e marcas. Rui Francisco da Pepsi Co, frisou que o “melhor teste de mercado é ter vendas” e que o foco deve estar nos resultados para que uma empresa tenha sucesso. Quanto ao fim do dinheiro físico, “não há datas previstas” e os oradores acreditam que o dinheiro não irá deixar de existir por completo.
Como o tema “O Humor, Redes Sociais e Marcas”, Guilherme Duarte, mentor do blogue Por Falar Noutra Coisa fechou a conferência, no dia Mundial das Redes Sociais, com chave de ouro. Falou do humor como ferramenta de comunicação e é da opinião de que, quanto aos conteúdos, as “pessoas partilham porque concordam e não porque acham piada”.

Esta foi a 2ª edição da maior conferência de Marketing Digital e Empreendedorismo de Portugal, que aconteceu pela primeira vez em 2016, em Leiria, e vai ter a sua 3ª edição, em 2020, na mesma cidade.

Think Conference em Números


“Mais de 70% dos clientes que vai à loja antes foi ao site da FNAC”
Paula Alves, FNAC


“15% dos consumidores compra online”
Ana Lehmann, Secretária de Estado da Indústria


“17% dos sites em Portugal vendem em e-commerce”
Mónica Serrano, Loreal


“7 em cada 10 consumidores admitem deixar-se influenciar pela reputação online da marca na hora de comprar”.
Pedro Lourenço, Portal da Queixa


“85% dos consumidores confiam mais nos conteúdos partilhados por outros consumidores do que em conteúdos de marcas.”
Pedro Lourenço, Portal da Queixa


“A industria do transporte é 10 vezes maior que a de publicidade”.
Pedro Maia, Taxify

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