segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Férias 3D alargam programa à primeira quinzena de Setembro



As férias ainda não terminaram, mas Setembro já convida a arrumar os artigos de praia para dar lugar aos livros. Contudo, ainda há muitas crianças sem aulas e pais que procuram formas para ocupar os dias de lazer dos filhos. Pela primeira vez, o programa de férias dos mais novos – Férias 3D – alarga o seu tempo à primeira quinzena de Setembro pois, de acordo com a responsável, Mariana Fontes, “foram vários os pais que mostraram a preocupação de as aulas dos seus filhotes começarem tão tarde”. E porque a oferta de programas para deixar os filhos é escassa no concelho de Pombal, o Férias 3D recebe, de 31 de Agosto a 11 de Setembro, 12 crianças que já integraram outros turnos.


São já 12 as inscrições para as Férias 3D de Setembro. De acordo com a mentora Mariana Fontes, “Pombal não tem nenhuma resposta para as crianças que estão tanto tempo de férias e com as aulas a começarem tão tarde torna-se muito difícil de “aguentar” um filho tanto tempo em casa”, referiu quando foi questionada acerca de qual foi o motivo que a levou a alargar o programa às primeiras duas semanas de Setembro.

O sedentarismo, a inactividade e a ausência da realização de actividades lúdicas e criativas são alguns dos motivos que levam os pais a depositar um voto de confiança no programa Férias 3D. Residentes em Odivelas, Bruno Casinha e Isabel Rosa têm dois filhos de 10 e cinco anos de idade e não prescindem do programa para ocuparem os tempos livres dos filhos quando estão em Pombal: “podemos garantir que é melhor do que em Odivelas, em que a oferta se resume a manhãs na praia e a tardes fechados em sala a ver filmes ou a fazer desenhos, além do preço ser mais acessível em Pombal”.

Para não deixar o filho em casa sozinho durante as férias, também Lúcia Gonçalves, confia no programa liderado por Mariana Fontes. “O projecto tem apostado bastante em apresentar aos miúdos as actividades existentes no concelho e todo o património que temos”, diz. A política de proximidade das crianças ao património pombalense é uma constante no Férias 3D e a actividade preferida da mãe Lúcia é “a distribuição de abraços grátis”. 

Sobre esta última actividade, Gina Gameiro, mãe de duas meninas inscritas nas Férias 3D, acredita que é importante incutir, desde cedo, o espírito de solidariedade, entreajuda e voluntariado nos mais novos. “As minhas filhas já me disseram que há pessoas que até choram... que não se lembram da última vez que alguém lhes tivesse dado um abraço”, menciona quando questionada sobre a actividade de que mais gostaram as filhas. Sabe que “Pombal tem pouca oferta nesta matéria pelo que penso que poderia avançar-se para mais actividades as quais poderiam também incluir a vertente social ou seja incutir desde cedo nas crianças o espírito de ajuda e voluntariado”, propõe.

De acordo com Mariana Fontes, o balanço das Férias 3D que está já na terceira edição, é bastante positivo. “O nosso projecto está a ter cada vez mais sucesso e cada vez temos mais crianças a aderir ao programa. O feedback dos pais, dos miúdos e de outras pessoas tem sido muito animador, o que nos motiva a fazer mais e melhor”, acrescenta em tom de alento. No futuro, pretendem inovar e trazer sempre algo novo aos mais pequenos. E é por isso que, depois de alargarem o programa às férias da Páscoa, pela primeira vez, este ano, também o vão levar a cabo nas férias de Natal. 

Fotografias: cedidas por Mariana Fontes

Sem comentários:

Enviar um comentário