quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Passeio reavivou memória sobre doença de Alzheimer



Foi no âmbito do Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer que dezenas de pessoas se juntaram no dia 21, no Jardim do Cardal, para realizar o “Passeio da Memória”. Sensibilizar a população em geral e cuidadores e dementes em particular, bem como angariar fundos para a Associação Alzheimer Portugal foram os principais objectivos da caminhada que começou e terminou no Jardim do Cardal, com passagem pelo Açude. A quinta edição deste passeio solidário teve lugar de 19 a 21 de Setembro, e aconteceu em várias cidades do país. 


“Começamos a realizar este género de acções em Pombal, desde o segundo ano da edição do “Passeio da Memória”, para alertar para a doença, advertir que existem formas de travá-la, melhorar a performance do doente face aos desafios do dia-a-dia e dar competências ao cuidador”, frisou a Presidente da Delegação Centro da Alzheimer Portugal, Isabel Gonçalves, sobre os objectivos da caminhada.

Cinco euros foi o valor da inscrição para todos aqueles que quiseram caminhar por uma doença que ainda tem muito por descobrir e está envolta de alguns preconceitos. “Independentemente de termos muitas ou poucas pessoas, quisemos homenagear os doentes, os que já faleceram, os cuidadores e os técnicos e foi por isso que decidi manter o dia 21, apesar de ser uma segunda-feira”, explicou a Presidente. “Quisemos assinalar o dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer”, acrescentou. 
 
 “Há um projecto a nascer mas ainda não posso divulgar”, afirmou Isabel Gonçalves sobre uma novidade da Delegação Centro da Alzheimer Portugal, acrescentando que, por vezes, “as pessoas são um pouco resistentes a ideias fora do vulgar em Pombal”.

“Neste momento já somos cerca de 82 mil, dentro de 10 ou 15 anos seremos cerca do dobro e todas as ajudas são bem-vindas. Um cuidador doente é um doente ao quadrado”, sublinhou Isabel Gonçalves enquanto se dirigia às pessoas que faziam o aquecimento para iniciar a caminhada. 

Relativamente às valências da instituição em Pombal existem o Centro de Dia e o Apoio ao Domicílio. Há, ainda, o apoio directo às famílias, aos doentes e às colectividades. “Neste momento temos 15 utentes do Centro de Dia e 90 a quem prestamos serviços de acordo com o estado em que estão: apoio ao domicílio, fisioterapia, terapia ocupacional, entre outros”, continuou a médica no Centro de Saúde. 

“Fazemos sempre campanhas de sensibilização e continuamos com elas; temos formações, workshops e campanhas de rua”, explicou. Não houve distinção de idades ou de sexos para quem quis fazer parte desta caminhada solidária: a única condição para participar foi o facto de “as pessoas estarem em boa forma física para caminhar”.

No que se refere a números e de acordo com dados da Organização Mundial de Saúde, “existirão, actualmente, 35,6 milhões de pessoas afectadas em todo o mundo com a doença de Alzheimer estimando-se que o número duplique até 2030”. Ao nível mundial, a demência afecta 1 em cada 80 mulheres, com idades compreendidas entre os 65 e 69 anos, sendo que no caso dos homens a proporção é de 1 em cada 60. Nas idades acima dos 85 anos, para ambos os sexos, a demência afecta aproximadamente 1 em cada 4 pessoas.


250 euros/mês é o valor necessário para tratar um doente com Alzheimer;
35,6 milhões de pessoas estão afetadas pela demência em todo o mundo;
82 mil pessoas sofrem da doença de Alzheimer em Portugal.






Sem comentários:

Enviar um comentário