sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

122º aniversário recebeu banda brasileira em Vermoil

A celebração do 122º aniversário da Sociedade Filarmónica Vermoilense (SFV) contou com uma convidada especial, a Banda Municipal De Laranjal Paulista. Os 400 lugares da sede da filarmónica foram insuficientes para sentar o público. No fim e de acordo com as palavras do presidente Filipe Leitão, o balanço do concerto e do intercâmbio foram “muito positivos”.



“O intercâmbio foi uma experiência que marcou a SFV, as famílias de acolhimento e os músicos. Acredito que esta história ainda está a meio. Não poderá ser de outra forma”, afirmou o presidente Filipe Leitão frisando a importância da partilha de culturas. Foram 23 as famílias vermoilenses que acolheram os músicos brasileiros, durante uma semana, em suas casas. “Desde domingo, 15, temos vivido momentos únicos”, destacou Filipe Leitão acerca da experiência de intercâmbio.

Foi há três anos que o maestro da SFV, na altura Paulo Clemente e o da Banda Municipal De Laranjal Paulista, Fluvio Scarme se iniciaram na aventura dos intercâmbios que, mais tarde, se estendeu às respectivas bandas e que, neste momento, está a dar os seus frutos. 

“Esta é uma forma de demonstrar que a música não tem nacionalidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Pombal, Diogo Mateus, aquando do momento das intervenções. Por sua vez, esta foi a primeira vez que uma banda do Brasil esteve em Portugal e no concelho de Leiria. O presidente da Junta de Freguesia, Ilídio da Mota, não ficou indiferente ao trabalho da banda, afirmando que esta “é a embaixadora da cultura da Freguesia de Vermoil”.

Além do concerto e do almoço de aniversário de domingo passado, 22, a celebração do aniversário da banda iniciou com a abertura da exposição fotográfica “Momentos...” e a actuação do projecto de Jazz, no domingo, 15 e na quarta-feira, 19, respectivamente, ambos na sede da Banda. Na sexta à noite, 20, o Teatro-Cine de Pombal foi presenteado com um concerto conjunto das duas bandas. Na segunda-feira, 23, realizou-se o magusto de despedida da Banda Laranjal Paulista na sede da SFV.

A SFV é constituída por 42 músicos, 85% destes com menos de 15 anos. No que se refere aos projectos da instituição, a “introdução do zumba, as aulas de ginástica e de artes marciais, o projecto de Jazz, a música para crianças dos três aos cinco anos, o centro de explicações” são as valências deste ano, “sempre com a preocupação de encontrar soluções para a nossa comunidade”, destacou Filipe Leitão. Para já, está em estudo a possibilidade de ir além-fronteiras:“temos a intenção de trilhar um caminho no intuito de sermos recebidos pela Banda Laranjal Paulista, quem sabe no seu 14º ou 15º aniversário”, concluiu o presidente.

Sem comentários:

Enviar um comentário