O Lar da Felicidade localizado em Meirinhas foi uma das 54 instituições a ver a candidatura ao projecto “Sénior Mais Ativo” aprovado. O valor de cerca de 37 mil euros atribuído pelo programa “Mais Para Todos” permitiu a construção de um parque exterior de lazer adaptado às necessidades pessoas idosas bem como a de uma churrasqueira anexa ao edifício, e uma mini-horta que servirá os tempos de lazer e de convívio dos utentes.
“A nossa instituição não tinha condições para criar um espaço de desporto e de lazer. Os idosos estavam limitados ao espaço interior. Conseguimos, através dos financiamentos, aproveitar três zonas: uma zona de lazer, uma de ginástica e uma de horta e de churrasqueira”, afirmou a directora da instituição, Cristina Ribeiro, reportando-se à candidatura que fez em Dezembro do ano passado.
O projecto “Sénior Mais Activo” permitiu construir um parque de desporto com máquinas adequadas aos idosos e às suas dificuldades motoras, bem como uma zona de lazer com churrasqueira. Desporto, lazer e um espaço de agricultura são actividades que o projecto permitiu oferecer aos utentes. “Temos um utente que apenas tinha apoio domiciliário mas começou a vir para o Centro de Dia devido à vertente do desporto”, sublinhou Cristina Ribeiro.
“Penso que este projecto tem todo o interesse para os idosos. É algo que fazia falta para que eles tivessem um espaço de lazer, para que saíssem do interior do edifício, principalmente nos dias soalheiros”, justificou o presidente da Junta de Freguesia de Meirinhas Avelino António. “Esta foi uma candidatura bastante oportuna”, acrescentou.
A obra, que ficou concluída em inícios de Setembro deste ano, quer permitir a “angariação de novos utentes e quer ser o aval para o bem estar físico, motor e psicológico”, declarou Cristina Ribeiro. Por sua vez, o Presidente da Direção da associação Lar da Felicidade, Américo Ferreira, afirmou que “foi uma grande ajuda e uma grande ideia da comissão que agarrou este grande projecto. É preciso olhar mais para a terceira idade”, concluiu.
Sem comentários:
Enviar um comentário