segunda-feira, 6 de novembro de 2017

"Unidos na Diversidade" relembrou importância do estreitamento de relações entre Europa e África

"Unidos na Diversidade" foi o tema da terceira edição da semana da União Europeia em Maputo, que levou diferentes manifestações artísticas à Escola Secundária Josina Machel de quarta-feira, 01 de Novembro a sábado, 04 de Novembro de 2017. 

Dar a conhecer ao público algumas das actividades da Delegação da União Europeia e dos seus Estados-Membros em Moçambique foi o principal objectivo do evento que resultou da cooperação ente o Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, o Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano e o Ministério da Juventude e Desportos. 

"Tentámos ter dois momentos durante o ano onde nos centrávamos as nossas acções de comunicação e de visibilidade", mencionou Simão Maia, oficial de comunicação e imprensa da delegação da União Europeia em Moçambique. "Temos o 9 de maio, Dia da Europa, em que sempre fazemos eventos e, desde há três anos para cá, decidimos fazer um momento em que juntávamos várias vertentes", explicou.

Afinal são dois eventos distintos que se completam: um mais focado em conferências, mesas redondas, debates, "de temas de Bruxelas que são temas de debate cá", o da Semana da União Europeia e outro, o do Dia da Europa,  mais direccionado às artes, com espectáculos de música, dança e cinema.

Na semana passada celebrou-se a cooperação entre Moçambique e a União Europeia. "Convidamos artistas moçambicanos ou fazemos concursos, como o de fotografia", exemplificou Simão Maia. A parte das actividades artísticas existem torneios desportivos entre escolas. "Este ano promovemos um torneio de futebol de salão e outro de basquetebol, para apoiar o desporto em Moçambique", destacou o oficial de comunicação e imprensa da delegação da União Europeia

Entre as novidades levadas à edição deste ano destacaram-se o basquetebol, já que nas edições anteriores o desporto, nomeadamente o futebol, é levado sempre para a praia; os encontros entre os agentes dos diferentes representantes dos centros culturais, como o Franco-Moçambicano, o Centro Cultural Brasil-Moçambique, o Centro Cultural Americano Maputo, entre outros, que proporcionou o "casamento" entre os debates e o estado da cultura em Moçambique; e a deslocalização do evento do Museu das Pescas para a Escola Secundária Josina Machel para facilitar o acesso a todos.

"A semana da União Europeia veio para ficar", frisou Simão Maia. "Queremos crescer com os moçambicanos. Todos os anos temos um esforço de tentar encontrar artistas, entre os quais músicos e dançarinos novos, para lhes dar alguma projecção para que a semana cresça assim como os artistas", concluiu.

O chefe da delegação, Sven KÜHN VON BURGDSDORFF, destacou que "a cultura facilita o encontro de pontos comuns entre os povos, em dimensões diferentes. A maneira de comunicar através da cultura é mais fácil do que da interacção idiomática". Falou na necessidade de capacitar os artistas moçambicanos para terem uma maior projecção fora do país e nas artes como foco criador de emprego."A Índia as artes têm uma grande importância na criação de postos de trabalho, nomeadamente por causa do cinema de Bollywood", ressalvou Sven BURGDSDORFF.

Por último, destacou a importância de continuar a estabelecer pontes entre a cultura africana e a europeia. "Sempre houve migrações entre os povos e tribos durante milhares de anos. A União Europeia é constituída por 28 nações e dentro de cada nação temos uma multidão de províncias. Aceitar esta riqueza é ter um estilo de vida positivo é aceitar a diversidade", finalizou.

Para aceder à página da Delegação da União Europeia em Moçambique basta clicar aqui.


Sem comentários:

Enviar um comentário