terça-feira, 28 de novembro de 2017

Perturbações no desenvolvimento e insucesso escolar levaram professores e encarregados de educação à EPM-CELP

“O desenvolvimento infantil e o insucesso escolar” foi o tema da conferência levada ao Auditório Carlos Paredes da Escola Portuguesa de Moçambique – Centro de Ensino e Língua Portuguesa (EPM-CELP) pelo neuropediatra português Nuno Lobo Antunes, na terça-feira, 21 de Novembro.

A palestra incidiu sobre as disfunções no desenvolvimento das crianças, que normalmente são detectados por pais, educadores de infância e professores, entre as quais, dislexia, hiperatividade e défice de atenção, autismo e défice cognitivo. 

O neuropediatra iniciou a palestra com a partilha do site “PIN – Progresso Infantil”, falando na sua experiência de intervenção à distância com crianças, dentro e fora de Portugal, dando a entender que “é possível ter acesso a intervenções altamente sofisticadas desde que se tenha acesso à Internet”.

Seguiu-se a abordagem da perturbação no défice cognitivo/perturbação do desenvolvimento intelectual, altura em que Nuno Lobo Antunes frisou o facto de pessoas com estas perturbações terem dificuldade em encontrem emprego, à qual a sociedade ainda não deu resposta; de os progressos serem lentos e de a própria capacidade e desenvolvimento dos filhos não depender unicamente dos pais, que ao longo do tempo vão tendo um papel “menor”.

No que se refere ao défice de atenção e hiperatividade, o neuropediatra destacou o facto de o diagnóstico ser feito através da observação do comportamento da criança e de questionários realizados às crianças e aos encarregados de educação. Diferenciou “défice de atenção” de “hiperactividade”: “cerca de um terço das crianças que tem défice de atenção não tem hiperactividade”, frisou acrescentando que a hiperactividade vai sendo menor da adolescência.

Relativamente à perturbação de síndrome de asperger falou na dicotomia qualidade versus quantidade de interacção com as outras crianças. Falou nos sinais de alerta para esta perturbação, nomeadamente, a interacção social, comunicação, estabelecimento de empatia com os outros e capacidade de criar empatia.

Terminou a sua intervenção com o tema da dislexia, explicando que é uma disfunção que ocorre quando “a pessoa lê com a parte errada do cérebro e tem uma base genética e funcional do cérebro”.   


A ligação de Nuno Lobo Antunes à EPM-CELP tem mais de 10 anos. O neuro-pediatra facilitou um estágio de observação a uma das psicólogas do Serviço de Psicologia e Orientação do Centro de Desenvolvimento Infantil que na altura dirigia e, mais tarde, proporcionou a vinda de duas técnicas da sua equipa, em terapia da fala, para liderarem uma formação na área da perturbação da linguagem e da fala dirigida aos professores e psicólogos da escola portuguesa.

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