sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Torneio Internacional de Xadrez traz centenas a Pombal


Cerca de três centenas de atletas, oriundos de vários países, vão participar este fim-de-semana na terceira edição do Torneio Internacional de Xadrez que decorre no Celeiro do Marquês, em plena zona histórica de Pombal. Além de promover o jogo, a iniciativa pretende que os participantes conheçam melhor a cidade e partilhem experiências e conhecimentos sobre a modalidade, refere Jorge Barrento, mentor do projeto.
Jorge Barrento reconhece a importância da realização de torneios de xadrez mas não menospreza o papel que este tem por dar a conhecer Pombal aos participantes. “Aproveitar e divulgar o que de bom e produtivo se faz na nossa terra. Penso que faz todo o sentido dar o nome Marquês de Pombal ao torneio”, sublinha.


O convívio e as tertúlias são o que mais distingue este torneio de outros. “Não só se pretende colocar as pessoas a jogar frente a frente, como também, proporcionar momentos de diálogo e de troca de ideias”, salvaguarda Jorge Barrento. Daí a disposição de uma mesa horizontal única como recinto de jogo.
 
Por outro lado, os próprios prémios são produtos endógenos, prova do que se quer oferecer aos visitantes o que de melhor existe no concelho. “ Temos a oficina de cerâmica, que vai transformar uma peça de azulejo em troféu. Os primeiros classificados irão receber um pack da cerveja Royl’s Beer, a cerveja artesanal produzida em Pombal”, realça Jorge Barrento.
 
Aquele responsável sublinha outro dos objectivos deste torneio: reforçar a importância da aprendizagem do jogo pelos mais novos. “O xadrez é óptimo para as crianças, para o desenvolvimento intelectual e a nível escolar”, frisa, adiantando que este é um factor que começa a despoletar interesse nos próprios pais das crianças: “as pessoas começam a ter a percepção de que o xadrez é importante para o desenvolvimento das crianças”.
 
Em paralelo à realização do torneio internacional, decorrerá na Biblioteca Municipal de Pombal, o torneio jovem, aberto a miúdos e graúdos, onde vão poder participar todos os que quiserem dar os primeiros passos na prática da modalidade. Acontecerá, no dia 25, por volta das 17 horas, uma palestra acerca dos benefícios do xadrez nos mais jovens, levada a cabo pelos mestres internacionais Rui Dâmaso e António Fróis.


Editado por: Orlando Cardoso

Sem comentários:

Enviar um comentário