Uma ideia, o gosto por plantas e
o apoio dos familiares. Estes foram três dos fatores que determinaram a
abertura dos Viveiros Cultiflor, situado
nos Vieirinhos, em outubro de 2010. No ano em que celebra quatro anos de
existência é altura de fazer um balanço do crescimento deste espaço onde se
compram, vendem e apreciam plantas e flores das mais variadas espécies.
As orquídeas são o
cartão-de-visita deste espaço e há-as para todos os gostos e feitios. “São as
flores que nos ocupam maior tempo de pesquisa”, afirma o gerente de 26 anos,
Humberto Mota. O gerente continua, afirmando que pelas mesmas tem um “gosto
próprio”.
As plantas hortícolas são,
também, bastante vendidas. Ao nível da decoração são os vasos de plástico
aquilo que mais pontos somam. No que se refere a gostos, variam consoante a
exigência do público. “Quanto à parte das hortícolas, o que se pretende é algo
saudável. No que toca ao jardim, os clientes, cada vez mais, querem uma coisa
que tenha pouca manutenção e que dure bastante tempo, uma coisa simples e
prática”, afirma o gerente.
Por estes dias, são as pessoas de
meia-idade que mais visitam o espaço: têm “entre 40 e 60 anos de idade”. No
entanto, “os mais jovens pretendem fazer a sua pequena horta, de preferência
biológica, muitos deles não têm espaço, mas arranjam sempre soluções, como
mini-hortas com vasos ou floreiras suspensas”, acrescenta Humberto Mota.
Numa altura em que celebra quatro
anos de existência, o balanço é bastante positivo: “de ano para ano temos vindo
a vender cada vez mais. É óbvio que se sente a crise, porque os clientes tentam
não gastar demasiado, mas, quanto ao nível de faturação temos somado cada vez
mais”, explica o gerente. Os aumentos rondam 15 a 20% ano após ano.
As estratégias de divulgação do
espaço passam por ter um site próprio
e uma página do facebook, onde muitos
clientes os procuram e fazem encomendas. “Ultimamente temos estado a investir
em publicidade fixa, no ponto de venda, nas viaturas e no jornal”. Apesar
disso, o melhor preço e bom atendimento ao público são fatores cruciais. “Tentamos
ter um bom atendimento para as pessoas ficarem satisfeitas e, assim, obter o
retorno”, continua o gerente.
Neste momento existe até o
cartão-cliente para quem quiser beneficiar de um desconto de 5 euros: “a cada 5
euros de compras colocamos um carimbo. Com o cartão cheio, o cliente tem
direito a um vale de 5 euros”, conclui Humberto Mota.
(publicado na edição de Outubro do "Notícias da Sua Terra")
Sem comentários:
Enviar um comentário