sexta-feira, 17 de outubro de 2014

XXI Edição das tasquinhas em Pombal anima a cidade durante três dias


Realizou-se no fim-de-semana de 26 a 28 de setembro mais uma edição das tasquinhas em Pombal. O evento teve como ingredientes principais a gastronomia, o artesanato e a música popular. A XXI edição das tasquinhas aconteceu no centro municipal de exposições – Expocentro e contou com 130 artesãos de todo o país, mais de 30 expositores e 14 tasquinhas. 

O certame resultou da organização do Município de Pombal e a Associação de Desenvolvimento de Iniciativas Locais de Pombal (Adilpom). É considerado uma das melhores amostras de artesanato nacional. 

Anabela Lote marcou presença nas tasquinhas da Redinha, pela terceira vez, em representação do Rancho Folclórico. Sublinhou a boa organização do evento mas não descorou um aspeto que podia ser melhorado em futuras organizações. “No geral estava tudo bem organizado. Teve um senão, porque este ano houve uma alteração ao nível das senhas de refeição: houve uma confusão tanto nos participantes como nas tasquinhas que estavam a participar. Mas isso depois foi ultrapassado”, explica.  
   
Estiveram presentes artesãos de norte a sul do país. Exemplo disso é Merlin Rose, proprietário da “Amêndoa Torrada” que veio de Portimão pela primeira vez para vender as suas delícias torradas. Promete voltar no próximo ano. “Tivemos amêndoa, amendoim, caju e nozes torrados”, afirma, acrescentando que vai voltar no próximo ano.

As receitas provenientes das tasquinhas destinam-se a causas sociais ou a ajudar as próprias coletividades. Um exemplo é a associação cultural, desportiva e recreativa de Almagreira, que tem como objetivo a conclusão do campo sintético, como nos explica o presidente da direção António Domingues.

O presidente falou dos aspetos positivos e negativos da presença da associação nas tasquinhas. A promoção de Almagreira é muito positiva, mas o facto de as pessoas da terra não aparecerem é algo que considera, que tem de ser modificado. “Promovemos a nossa localidade e vimos angariar fundos. No entanto, somos poucos a trabalhar e temos pouca adesão das pessoas oriundas de Almagreira”, lamenta.

Feitas as contas, o balanço foi, no fim, muito positivo. Esta foi mais uma edição das Tasquinhas de Pombal que contou com a presença de milhares de visitantes. Apesar de o número destes ter ficado aquém das expectativas, o evento foi muito positivo e no próximo ano o certame voltará a realizar-se.

Sem comentários:

Enviar um comentário