É já a partir do próximo Verão que
o Louriçal vai ter uma zona industrial. As obras destinam-se à implementação de
indústrias de serralharia, comércio, talho e confecções. O presidente da Junta
de Freguesia do Louriçal, José Marques, acredita que a aposta no comércio é uma
prioridade, nomeadamente na criação de postos de trabalho, numa altura em que o
país enfrenta uma grave crise económico-financeira.
Evitar o deslocamento das indústrias para outras freguesias e travar o crescente desemprego é uma das prioridades destas obras. “A dimensão que a freguesia tem justifica que tenhamos um espaço onde qualquer pessoa que queira criar uma empresa a nível industrial possa fazê-lo”, admite José Marques. Neste momento prevê-se a colocação de 15 lotes: cinco de 1 500 metros e outros cinco de 5 000 metros, que podem ser divididos em dois.
Numa primeira fase está a ser construída a avenida com saneamentos, energia eléctrica, iluminação pública, passeios, rotunda e abastecimento de água. “Cada indústria que aí se fixar vai ter de se adaptar ao espaço”, declara o presidente. Já se contam algumas vantagens proporcionadas pelas obras: “se não pegarmos em pequenas empresas, não conseguimos criar emprego e consequentemente não conseguimos abrir restaurantes, não há possibilidade de construir e/ou de alugar apartamentos” porque há menos população, adianta José Marques.
Neste momento é em torno da indústria que giram todos os negócios. “Estamos na parte central do eixo rodoviário, entre a Nacional 1, a A17, o IC8, e a linha ferroviária do norte. Além de pudermos vir a desenvolver a actividade empresarial, a zona industrial vai ficar mais ou menos inserida nesta área”, explica o presidente da Junta de Freguesia.
Quanto aos valores, “neste primeiro investimento ultrapassam os 400 mil euros, no que se refere a acessos e infraestruturas”, num espaço de 50 mil metros de área, que é, contudo, expansível. Como o pólo industrial se vai localizar numa zona florestal, prevê-se que seja pouco poluente. As obras começaram a 8 de Setembro e vão prolongar-se até ao próximo Verão.
Sem comentários:
Enviar um comentário