quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Jogos Ecológicos deram o mote às comemorações do Eco-Escolas

O Dia Internacional Eco-escolas, que decorreu na segunda-feira, 09 de Novembro, recebeu uma atenção especial no Colégio João de Barros, localizado em Meirinhas. À semelhança das comemorações que sucederam em anos anteriores, os objectivos foram os de sensibilizar a população estudantil para a importância da preservação do meio ambiente e desenvolver as actividades preparadas pelos estudantes envolvidos no projecto dinamizado pela professora de ciências naturais, Cláudia Ferreira.

“Esta é um data muito importante para nós. Aproveitámos para hastear a bandeira do Eco-escolas hoje”, revelou a professora. “Este ano resolvemos envolver os vários alunos da escola nas actividades preparadas pelos elementos envolvidos no clube do ambiente: desenvolvemos jogos tradicionais associados à vertente ecológica, como o jogo da força, o jogo do limbo, o jogo do estica, um jogo de perguntas e respostas, entre outros”, continuou a responsável pelo clube do ambiente.

Foi com a orientação da professora Cláudia Ferreira que as propostas de actividades foram levadas a cabo. “Até os cartuchos das castanhas foram elaborados por eles”, revelou a docente. “Este é um dia muito importante: é o futuro do meio-ambiente que está em jogo e eles [os alunos] são o nosso futuro. É muito importante que tenham uma consciência sustentável”, afirmou a professora.

As actividades, organizadas pelos alunos do projecto eco-escolas com idades compreendidas entre os 13 e os 15 anos, tiveram, no fim, um balanço muito positivo. “Eu penso que as actividades correram muito bem. Todos os alunos se divertiram; desde os participantes aos organizadores. E isso valeu muito a pena”, sublinhou Cláudia Ferreira. 

O clube do ambiente

Orientado pela professora de ciências naturais Cláudia Ferreira, o clube funciona duas vezes por semana, às segundas-feiras das 12h40 às 13h30 e às quintas-feiras das 8h30 às 9h15. “É um clube que já existe há vários anos, os alunos conhecem, e têm vontade de pertencer”, declarou a responsável. O clube está aberto a todos os alunos, desde que tenham horário compatível. 

E o que fazem? “Preparamos actividades que tentam dinamizar a escola, organizamos projectos de solidariedade, com a recolha de tampas e a recolha de papel, contamos com a colaboração das turmas e fazemos a contagem para que saibam qual é a turma que está à frente em termos de materiais recicláveis”, continuou a docente. Por sua vez, os materiais recicláveis recolhidos são doados a instituições para projectos solidários.   

Quanto aos projectos organizados pelos elementos do clube, haverá, em breve, “uma palestra para os alunos do 5º e 6º ano sobre a reciclagem. Mais à frente teremos uma palestra sobre a alimentação saudável e, os alunos, gostariam ainda de fazer outra em que abordassem o problema do bullying”, revelou a docente. Normalmente o ano lectivo fecha com chave de ouro: “organizamos uma visita de estudo só com os alunos do clube. De manhã fazemos a limpeza da praia e jogos desportivos no Osso da Baleia e, à tarde, passamos pelo Parque Aventura da Figueira da Foz”, finalizou Cláudia Ferreira. 

Sem comentários:

Enviar um comentário