sábado, 7 de novembro de 2015

No dia de S. Martinho, vai um passeio(zinho)?

Dizia ontem o Instituto do Mar e da Atmosfera que hoje as temperaturas iriam atingir um valor superior a 20ºC. Comprova-se, não fosse esta a antevéspera do dia de São Martinho. Comemorada anualmente a 11 de Novembro, esta é uma das celebrações que marca o Outono e a tradição diz que é com “castanhas, pão e vinho” que se assinala a data num magusto.

Mas, afinal, que história é essa?


                                                                  DR
Reza a lenda que, certo dia, um soldado romano chamado Martinho, estava a caminho da sua terra natal. O tempo estava frio e o soldado encontrou um mendigo que tremia por não ter o que vestir, num dia tão gelado quanto aquele. Este pediu-lhe esmola: Martinho rasgou a sua capa em duas e deu uma parte ao mendigo. De repente, o frio parou e o tempo aqueceu. Acredita-se que este acontecimento sucedeu enquanto recompensa por Martinho ter sido bom para o mendigo. O bom tempo prolongou-se por três dias.

A tradição do Dia de São Martinho manda que se assem castanhas e que as acompanhem por um bom vinho, normalmente água-pé ou jeropiga, produzido com a colheita do Verão anterior. Como diz o ditado popular, “no dia de São Martinho, vai à adega e prova o vinho”. Por norma, na véspera do dia 11 de Novembro, o tempo melhora e o sol aparece, tal como sucedeu na lenda. 

De acordo com alguns autores, como José Leite de Vasconcelos e Ernesto Veiga de Oliveira, a realização dos magustos remonta a uma antiga tradição de comemoração do Dia de Todos os Santos, onde se acendiam fogueiras e se assavam castanhas. 

E se o tempo melhora nos dias que antecedem o de São Martinho, porque não fazer algo diferente ou original? Ok, ok. Bem me apetecia ir à praia. Contudo, algumas tarefas domésticas gritam mais alto e a preguiça tende a reinar depois de uma manhã solarenga de trabalho. Portanto, além do tal magusto, porque não dar uma volta até lá fora e cuidar do jardim que, tão bem, embeleza o exterior de casa?

Sem comentários:

Enviar um comentário